Buraqueira

Borracheiros lucram com falta de infraestrutura nas ruas de SL

Serviços cresceram devido à procura dos motoristas, que reclamam de problemas nos pneus em virtude da falta de pavimentação em trechos da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Borracheiro faz reparo em pneu, danificado pela  falta de infraestrutura
Borracheiro faz reparo em pneu, danificado pela falta de infraestrutura ( )

A precariedade nos serviços de pavimentação da capital maranhense em determinadas vias faz com que o serviço de borracheiro seja, a cada dia, mais procurado. Em alguns locais, de acordo com levantamento feito por O Estado, a lucratividade aumentou mais de 50%, mesmo nos fins de semana.

Em determinados pontos da cidade, a busca pelo lucro levou as borracharias a abrirem as portas nos fins de semana. Mesmo nos finais de semana e a diminuição no fluxo de veículos, vários casos de pneus danificados por causa dos buracos foram registrados.

Na Areinha, por exemplo, o comerciante José Domingos precisou fazer o serviço de vulcanização (procedimento conhecido pelos borracheiros que recupera o pneu com lateral rasgada). Ele pagou R$ 30,00 pelo serviço. “A gente paga tantos impostos, para ainda ter um prejuízo como estes. Eu acho isso um absurdo”, disse.

Segundo o dono da borracharia que atendeu ao comerciante (situada na avenida dos Africanos), João José, foi estendido o horário de serviço no local, visando maiores lucros. “Antes eu fechava nos fins de semana até às seis da tarde. Atualmente, eu fico até às oito, nove horas da noite. E isso tem me trazido mais clientes”, afirmou.

Ele disse ainda que o serviço de vulcanização, sugerido para os casos de danos nos pneus, tem uma garantia limitada. “Normalmente, eu dou uma garantia de até 90 dias, dependendo do tamanho do corte ou do dano no pneu. Mas se possível, o motorista precisa trocar o pneu, na maioria dos casos, em até sessenta dias”, explicou o dono da borracharia.

Outros casos

Na Camboa, outra borracharia aproveita para faturar com a falta de infraestrutura. O funcionário da construção civil, João Batista Mendes, procurou o local para trocar o pneu dianteiro esquerdo, que foi cortado após o veículo cair em um buraco na avenida Jerônimo de Albuquerque (em frente à Ceasa).

Ele desembolsou R$ 60,00 para efetuar a substituição. “Eu não queria ser obrigado a gastar esse dinheiro neste momento por causa de irresponsabilidade de gestor, que não sabe nem tapar buracos na cidade”, disse.

Chuvas

Um dos fatores apontados para a baixa qualidade nos serviços de pavimentação da cidade é a ocorrência de chuvas, nas últimas semanas. Além de prejudicar a camada asfáltica, as chuvas também costumam esconder os buracos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.