Após casos de estupro

Estudantes da Ufma criam grupo de carona solidária feminina

O principal objetivo do grupo é promover caronas entre as mulheres dentro do Campus; ideia já mobiliza alunos de diversos cursos da Ufma

Adriano Soares / OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Estudantes se sentem inseguras dentro do campus da Ufma, após os casos de estupro.
Estudantes se sentem inseguras dentro do campus da Ufma, após os casos de estupro.

SÃO LUÍS – Como forma de ajudar as mulheres que estudam e trabalham dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus do Bacanga, um grupo de alunas se mobilizou e, por meio do WhatsApp, criaram um grupo de carona solidária feminina, devido aos últimos registros de estupros, além do alto índice de assaltos dentro do universidade.

LEIA TAMBÉM:

Deputados querem debate sobre segurança na Ufma

Comunidade universitária ainda teme criminalidade

UFMA anuncia reforço na segurança após estupros

O principal objetivo do grupo é promover caronas entre as mulheres dentro do Campus, para que elas não corram o risco de ficarem sozinhas dentro das paradas da Cidade Universitária. A estudante Marinella Quinzeiro, de 21 anos, explica como a iniciativa funciona. “Meninas que tem carro, dão carona para aquelas que não têm e que precisam”, diz. Dentro do grupo de WhatsApp, as participantes mostram o trajeto que farão, em quais avenidas passarão, e qual o horário. Dessa forma, aquelas que precisam ir para determinado lugar, sinalizam.

Muitas meninas que participam do grupo da carona solidária, afirmam que já sofrerem algum tipo de assédio dentro da universidade e que se sentem amedrontadas. Assim como os outros estudantes, elas reclamam dos constantes assaltos nas paradas de ônibus da UFMA, onde são as vítimas preferidas dos criminosos. Como tentativa de evitar esse tipo de situação, o grupo vem como uma boa alternativa para ajudar as alunas e funcionárias da instituição.

Paradas do campus são onde os criminosos mais cometem assaltos.
Paradas do campus são onde os criminosos mais cometem assaltos.

O grupo funciona em todos os turnos de funcionamento da Ufma e chegou em um bom momento, é o que afirma as estudantes. “É uma iniciativa simples, mas altamente eficaz”, afirma Marinella Quinzeiro.

Um aplicativo de celular está sendo desenvolvido pelos próprios universitários para ajudá-los em situação de risco. Dentro do app haverá um botão que pode ser acionado a qualquer momento. “A ideia do botão de emergência foi uma ideia que surgiu para ajudar pessoas que estejam em situação de perigo, ao apertar o botão, um segurança ou outro aluno vai ao encontro da pessoa”, afirma.

Os estudantes da Ufma relatam que após os recentes casos de estupro dentro da universidade, já perceberam um reforço no policiamento dentro do campus. Segundo eles, policiais estão mais presentes e também a diminuição de ocorrências criminosas.

A iniciativa não tem nenhum vínculo com a Ufma. Alguns estudantes reclamam da maneira como os casos de violência são tratados dentro da instituição. Em protesto, os alunos colaram cartazes dentro do prédio de Centro de Ciências Sociais por conta dos recentes casos de violência dentro das dependências da instituição. Eles cobram também pelo controle das pessoas que entram e saem de dentro do campus. Pois isso, de alguma maneira, acaba contribuindo para que criminosos pratiquem seus delitos dentro da universidade.

Outros grupos

Muitos outros estudantes da Ufma já estão aderindo à ideia da carona solidária. A iniciativa já está se disseminando por vários cursos da universidade. Os alunos veem na proposta, uma maneira de se sentirem mais seguros na ida e volta da universidade.

Segundo Rebeca Caetano, aluna do curso de Direito, a ideia é de grande importância e já vem movimentando os estudantes e sendo pauta de debates na questão da segurança dentro do campus.

Grupos em aplicativos de mensagens promovem caronas entre alunos da Ufma.
Grupos em aplicativos de mensagens promovem caronas entre alunos da Ufma.

Os estudantes se mobilizando para serem solidários uns com os outros é uma atitude muito boa. Pois nós podemos ir e vir para cá (Ufma) de uma maneira mais segura. “Já que não podemos contar nem mesmo com o transporte público”, relata a universitária.

Para entrar no grupo de carona solidária, é preciso comprovar que a pessoa é estudante da Ufma. Uma medida de segurança que os idealizadores da proposta possuem para o controle do serviço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.