Psicanálise

Nova edição de livro de Joel Birman chega ao mercado

Editora Civilização Brasileira lança nova edição de “Arquivos do mal-estar e da resistência”, há mais de 10 anos longe das livrarias; livro é parte do projeto de atualização da coleção “Sujeito e história”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
(birman)

Depois de mais de 10 anos longe das livrarias, esta importante obra de Joel Birman ganha nova edição. “Arquivos do mal-estar e da resistência” reúne diversos textos publicados ou apresentados em conferências pelo psicanalista, que versam sobre o mal-estar na atualidade, e sua raiz na quebra da soberania e na descentralização dos modelos de conduta tradicional, como Estado, família patriarcal e religião.

O livro é estruturado em três partes: “Da servidão à fraternidade”, “Poder e subjetivação” e “Desejo de resistência”. Nos 16 capítulos que o compõem, Birman discute sobre os elementos da crise contemporânea: o esfacelamento da perspectiva de futuro, os vínculos sociais e afetivos frágeis, a hipervalorização do consumo e a fragmentação do sujeito. As conseqüências também estão em debate: o mal-estar na modernidade e na brasilidade, a violência e a barbárie, compulsão por drogas e comida, disseminação dos estados de pânico e depressão, o desalento, entre outros temas.

A nova edição de “Arquivos do mal-estar e da resistência” é parte do projeto de atualização da coleção “Sujeito e história”, que estabelece um diálogo entre a psicanálise e as demais ciências humanas. A Civilização Brasileira já lançou, desde 2015, novas versões de “Manifesto pela psicanálise”, de Erik Porge, Franck Chaumon, Guy Lérès, Michel Plon, Pierre Bruno e Sophie Aouill; “Problemas de gênero”, de Judith Butler; e “Gramáticas do erotismo”, do próprio Birman. O próximo título a ganhar novo tratamento é “O aberto”, de Giorgio Agambem. A coleção “Sujeito e história” é organizada por Joel Birman.

Joel Birman é um dos psicanalistas mais conhecidos do país. Foi premiado duas vezes com o Jabuti, na categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, na categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional. Escreveu os livros “Mal estar na atualidade”, “Gramáticas do erotismo” e “As pulsões e seus destinos”, entre outros.

Livro: “Arquivos do mal-estar e da resistência”

Autor: Joel Birman

Páginas: 420

Preço: R$ 67,90

Editora: Civilização Brasileira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.