Ameaça interna

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O Palácio dos Leões comemorou - discreto, mas entusiasmado - o revés do deputado federal e líder do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, que virou réu em ação no Supremo Tribunal Federal, ainda por causa da sua atuação no polêmico desmonte do Ginásio Costa Rodrigues, durante o governo Jackson Lago (PDT).
A felicidade dos leoninos, sobretudo do núcleo mais próximo ao governador Flávio Dino, se dá pelo fato de ser Weverton, hoje, o que se chama na política de “inimigo íntimo” - aquele que está vinculado a um projeto, mas não faz parte pessoal do projeto.
Desde que deixou o governo Jackson Lago, Weverton Rocha se transformou, em menos de 10 anos, num dos homens mais poderosos da política maranhense. Controla, com mão de ferro, e força nacional, um dos partidos com o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita. Além disso, tem sob sua batuta dezenas de prefeitos, vários deputados estaduais e vereadores, e até mesmo deputados federais, que seguem fielmente suas orientações políticas.
Além disso, é tido como controlador de um dos maiores grupos de comunicação do Maranhão, com tentáculos em vários municípios e uma centena de jornalistas alinhados. Por tudo isso é visto como uma ameaça interna ao projeto de poder do governo comunista de Flávio Dino.
Pré-candidato a senador, o pedetista seria um entrave ao desejo do governador, de ter em sua chapa os aliados Waldir Maranhão (PP), fiel cumpridor de missões, e José Reinaldo Tavares (PSB), espécie de padrinho político da vida pública de Flávio Dino. Por tudo isso o Palácio dos Leões só faltou soltar foguete em comemoração ao revés do pedetista.

Mais Impostos
Nenhum outro governo estadual tem mexido tanto em seu principal imposto, o ICMS, quanto o de Flávio Dino (PCdoB).
A enxurrada de leis, decretos e portarias criadas por Dino desde dezembro não tem comparativo em nenhum outro lugar do Brasil.
Lembrando que, em 2016, o governador chegou a dizer que “não se cria impostos em época de crise econômica”.

Sem diálogo
Os próprios atacadistas consideram que a nova lei do ICMS para o setor - inventada por Flávio Dino - vai gerar incertezas para as empresas maranhenses.
A Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (Amda) ainda tentou forçar o diálogo com o governo comunista, mas não adiantou.
A lei, a exemplo da que foi aprovada em dezembro do ano passado, deve entrar em vigor em 90 dias.

Autoritarismo
O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) parece ter aprendido com o chefe comunista a postura autoritária em seu próprio partido.
E essa postura acabou por transformar uma simples briga de jovens por política em uma questão do próprio governo.
Brandão tenta, a todo momento, impedir ações, encontros e reuniões da Juventude do PSDB, que não aceita rezar na cartilha comunista.

Madeira
A JPSDB deve declarar apoio ao ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, para que este assuma o comando do partido no Maranhão.
Para os garotos tucanos, Madeira é o único a representar hoje, no estado, o projeto de poder do PSDB para 2018.
A Juventude do partido deve emitir um documento público, ao final do encontro de hoje, ainda sem local definido.

Bombardeio
Aliados do deputado estadual Eduardo Braide alertaram o parlamentar sobre a mira do Palácio dos Leões.
Ele seria o novo alvo do governo Flávio Dino, após manifestações partidárias de interesse em seu nome para 2018.
O deputado diz já estar preparado para eventuais ataques e ações aparelhadas pelo PCdoB.

Vários alvos
Desde que assumiu, em 2015, o governo do PCdoB tem transformado em alvo da mídia e até da polícia aparelhada pelos comunistas qualquer um que se atreva a questionar seus projetos.
Foi assim com Ricardo Murad, Roseana Sarney (ambos do PMDB), Roberto Rocha (PSB), Maura Jorge (PTN), Eliziane Gama (PPS) e Wellington do Curso (PP).
Alguns sucumbiram à pressão e se renderam ao Palácio dos Leões; outros mantiveram-se firmes no questionamento do exercício de poder comunista no Maranhão.

Outro partido
Ainda desconfortável no PSB, o deputado federal José Reinaldo Tavares tem articulado o controle do PR no Maranhão.
Ele quer uma legenda com tempo de televisão e força organizacional para sentar na mesa de negociações para 2018.
O problema é que, no Maranhão, o PR está sob o controle de Josimar de Maranhãozinho, que pretende disputar exatamente uma vaga na Câmara no ano que vem.

E MAIS

• O ex-deputado Ricardo Murad deve disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2018; Andrea Murad, por sua vez, tentará chegar à Câmara Federal.

• Autor de duas negativas de prisão a envolvidos na Operação Turing, o juiz federal Magno Linhares deve se afastar da coordenação do caso.

• O deputado federal Weverton Rocha vê sinais de fogo amigo na aceleração da denúncia recebida esta semana contra ele pelo Supremo Tribunal Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.