Estado Maior

Quanto custou?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

É cada dia mais complicada e revestida de suspeitas, a atuação de Danilo Santos Silva na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
Preso na semana passada, Danilo é acusado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter aparelhado a pasta com o loteamento de cargos; fraudado licitações e desviado recursos públicos, sobretudo do BNDES e de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Em pelo menos quatro contratos com empresas que prestam serviços para o Governo, há a movimentação suspeita de mais R$ 37 milhões, em 2016.
O caso é grave.
Não se sabe ainda, por exemplo, qual o real prejuízo aos cofres públicos provocados pela prática fraudulenta, segundo a polícia, comandada pelo ex-secretário adjunto da Seap.
As cifras que podem ter sido movimentadas em 2015 sob a interferência direta de Danilo dos Santos, ainda serão levantadas.
Não há, até o momento, uma conclusão sobre quanto custou ao erário, os atos ilícitos do investigado.
O que existe nas entrelinhas dos relatórios da PF e do MPF e que sustentam a prisão do ex-secretário, lamentavelmente, é uma constatação: houve corrupção no Governo.

Com os comunas
O deputado federal Waldir Maranhão (PP) foi reverenciado pelo PCdoB no evento que marcou a comemoração dos 95 anos do partido, em Brasília.
Convidado a discursar, Maranhão foi aplaudido diversas vezes, sobretudo quando reafirmou ser contra “o golpe” e contra o impeachment de Dilma.
Waldir Maranhão articula apoio de Lula, Dilma e Flávio Dino para ser candidato a senador em 2018.

Saia justa
A articulação de Waldir Maranhão por uma candidatura ao Senado tem se transformado numa saia justa ao governador Flávio Dino.
Ele pode ser cobrado por Lula e Dilma a manifestar gestos em favor de Maranhão.
A base governista, com isso, pode ir rachada para 2018.

Pacto
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) negou ao blog do jornalista Gilberto Léda interesse político-eleitoral na relação com o senador Roberto Rocha (PSB), mas não descartou a possiblidade de apoio mútuo em 2018.
Isso, num eventual segundo turno, oportunidade em que para o ministro, pode haver a construção de um pacto da oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB).
- A oposição, pode fazer um pacto para o segundo turno, por exemplo. Não há um acerto, mas é lógico que se nós somos oposição ao governo, quem for candidato é para tirar o governador -, disse.

Se me provocarem...
A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) deixou claro em entrevista a um jornal local que não tem qualquer receio de entrar na disputa pelo Governo em 2018.
Questionada sobre uma eventual candidatura, ela afirmou: - Eles estão me provocando. Se continuarem a me provocar, posso entrar sim. Não tenho medo de concorrer -, disse.
A peemedebista ponderou, contudo, que a sua vontade é não concorrer. Disse estar bem sem mandato e cuidando da saúde.

Infraestrutura?
Uma ponte recém-recuperada pelo Governo do Estado caiu sexta-feira na região de Santa Luzia.
O problema ocorreu na MA-119, no trecho que leva ao município de Alto Alegre do Pindaré, no momento em que passava pelo local um caminhão da Fazenda Braide, do pecuarista Antonio Braide.
A ponte apresentava problemas desde o ano passado. Após cobranças, o Governo realizou os reparos, mas pelo visto, com serviços de pouca ou nenhuma qualidade.

Demandas
O vereador Marcial Lima (PEN) se reuniu no fim de semana com moradores dos bairros Alemanha e Caratatiua e colheu sugestões para melhoria das comunidades.
O encontro foi realizado no Jardim de Infância Moranguinho. Entre as demandas apresentadas, está a infraestrutura das vias, melhorias e sinalização de trânsito, reforma de praças, instalação de projetos sociais e segurança.
O parlamentar afirmou que cobrará do Poder Executivo ações que beneficiem os bairros.

Educação
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) cobrou do Governo do Estado investimento na educação do município de Coroatá.
Ela catalogou fotos das escolas Luiz Montenegro Tavares e João Lisboa, que estão em estado de completo abandono.
Lixo acumulado nos terrenos das escolas, salas de aula com infiltração e material didático acumulado no chão e banheiros sem infraestrutura, com pias e vasos sanitários quebrados, foram alguns dos problemas apontados.


E MAIS
• A obra da Prefeitura de São Luís de construção de uma maternidade na Cidade Operária continua se “arrastando” e sem conclusão.

• O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) segue constrangido após ter votado contra os professores da rede pública estadual.

• Após a pane no Sistema de Recarga de Cartões de Transporte que deixou milhares de usuários a pé, a Prefeitura viabilizou o funcionamento do serviço no fim de semana, excepcionalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.