Patrimônio esquecido

Parque do Bom Menino está às escuras e sem segurança

Espaço, que deveria ser de lazer, está abandonado pelo poder público; além de ser alvo dos assaltantes, área verde é usada atualmente por moradores de rua

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Frequentadores do parque têm de fazer caminhada na escuridão
Frequentadores do parque têm de fazer caminhada na escuridão (parque do bom menino)

SÃO LUÍS - Uma das áreas verdes mais conhecidas de São Luís, o Parque do Bom Menino, está às escuras e sem nenhuma segurança para os usuários. De acordo com quem frequenta o local, além da ocorrência de assaltos, o espaço ambiental também é usado por moradores de rua.
Mesmo com as deficiências na iluminação no local, usuários insistem em desafiar o perigo e se arriscam pelos 9.557,30 m² da área para praticar atividades físicas. Segundo usuários, vândalos furtam as lâmpadas dos postes e a fiação elétrica também foi levada por bandidos. E, apesar dos furtos, nem as lâmpadas e nem a fiação foram repostas.

Nos arredores do Ginásio Tião – principal espaço para a prática de atividade esportiva no Parque do Bom Menino – todos os postes estão apagados. “Até o fim do ano passado, os postes estavam funcionando. Foi somente virar o ano para a coisa mudar. Não sei o que foi que aconteceu”, disse o estudante David Dias.

O aposentado Domingos Colares impressionou pela coragem. Ele frequenta todos os dias o Parque do Bom Menino, mesmo à noite. “Eu preciso fazer atividade física e aqui é o melhor lugar para isso”, disse.

Questionado se não tem medo de estar ali na escuridão, o aposentado disse que tem, mas usa o espaço pela falta de opções. “Como não tenho condições de pagar uma academia e, tampouco, de comprar um equipamento para praticar em casa, o melhor lugar para caminhar é aqui”, disse. Ele ainda informou que segue algumas recomendações. “Não levo celular e nem carteira”, afirmou.

O professor Ocivaldo Cantanhede afirmou que frequenta o Parque do Bom Menino há mais de 10 anos. Segundo ele, a realidade é sempre a mesma. “A Prefeitura vem aqui, melhora, mas logo depois piora de novo. As pessoas não sabem conservar o que tem de bom na cidade”, disse.

Reforma
A última reforma no Parque do Bom Menino aconteceu há quase cinco anos. Na ocasião, de acordo com dados da administração municipal, foram gastos R$ 2 milhões e garantiram a recuperação total de todo o piso de concreto da pista de cooper, além da recuperação do ginásio poliesportivo Tião e das demais quadras poliesportivas. A inauguração ocorreu em junho de 2012.

No perímetro do Parque, foi fixada uma grade de 1.100 metros de aço inox, com dois metros de altura, com a finalidade de evitar corrosão por ferrugem. Apesar da medida, O Estado encontrou vários trechos da grade quebrados. De acordo com usuários do parque, os vândalos, além de violar a segurança do parque, também furtam o material para depois ser revendido.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que realiza periodicamente a manutenção dos pontos de luz do Parque do Bom Menino. A pasta comunicou ainda que está em fase de conclusão o projeto de revitalização total do sistema de iluminação do parque, que incluirá a substituição da fiação danificada.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) frisou que existe um patrulhamento da Guarda Municipal na área do Parque do Bom Menino, iniciando nas primeiras horas da manhã e encerrando às 19h. A Semusc ressaltou ainda que o monitoramento do local é realizado pelos guardas municipais com motocicletas e viatura, que fazem rondas constantes por todo o parque.

Descrição
Estrutura do Parque do Bom Menino

Área total: 9.557,30 m²
2 estações de alongamento
Rampas de Acessibilidade
Grades Aço Inox - 1.026,40m x 2,00m
Pista de Cooper de Concreto
Ginásio poliesportivo Tião
Fonte: Impur

Números
R$ 2 milhões
é o valor gasto na última reforma do Parque do Bom Menino;

Parque do Bom Menino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.