Armadilhas no asfalto

Buracos prejudicam tráfego na Avenida dos Africanos em SL

Quem utiliza a via afirma que obra da Caema causou a maioria dos buracos; asfalto estaria se desfazendo na pista, com pedra brita se espalhando quando os veículos trafegam na avenida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Um dos muitos buracos na via, que teria sido causado por obra
Um dos muitos buracos na via, que teria sido causado por obra

SÃO LUÍS - Vários buracos têm surgido nos últimos meses na Avenida dos Afri­canos, uma das principais vias de São Luís. As crateras surgem em diversos pontos e pegam desavisados os motoristas que trafegam em alta velocidade pela via, geralmente acima dos 60km/h. O resultado são amortecedores e demais peças quebrados, para de­sespero dos motoristas.

Nos últimos meses, a avenida virou um canteiro de obras, por causa de intervenções realizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que estava direcionando a rede co­letora de esgotos para a Estação de Tratamento do Bacanga. Ocorre que, justamente nos pontos onde foram realizadas as escavações, surgiram os buracos mais proeminentes. “Dá para ver que o serviço foi ruim. Esses buracos estão prejudicando quem passa por aqui”, comenta a moto­rista Fabiana Nascimento, que faz o trajeto quase diariamente para voltar para casa.

Um olhar mais atento para a situação percebe que o asfalto parece estar se desfazendo aos poucos. As pedras de brita, que de­veriam estar presas ao chão, estão se espalhando pela rua, e à medida em que os veículos passam levam mais e mais material. Em outro ponto, a água da chuva esconde o tamanho da cratera, que é bem profunda.

Histórico
Não é essa a primeira vez que surgem reclamações a respeito de obras malfeitas em tubulações de esgoto em São Luís. No ano passado, na Rua Um, no bairro Cohajap, o asfalto cedeu, e um ônibus ficou preso no buraco. Mo­radores explicaram que a Caema realizou uma obra no local e a chuva que caia acabou prejudicando o serviço, coube o azar do motorista de passar por ali justamente naquele momento. Na épo­ca, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que havia acionado a Caema para que isolasse a área e fizesse a recuperação da pista.

[e-s001]Neste mesmo período, uma caçamba afundou na Avenida Daniel de La Touche, também em uma obra da Caema. Antes disso, um caminhão da própria empresa contratada pela companhia estadual acabou caindo em um de seus próprios buracos.

SAIBA MAIS

Sobre os buracos na Avenida dos Africanos, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) afirmou que está realizando reparos na pavimentação asfáltica em diversos pontos da cidade e esclarece que os serviços acontecem de forma gradativa devido à intensidade do período chuvoso. A Semosp comunicou ainda que a Avenida dos Africanos está incluída no cronograma de obras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.