Motos

Donald Trump recusa voltinha em Harley-Davidson e diz ''quer me ver cair?''

Presidente americano se reuniu, em Washington, com executivos da montadora americana. "Produzida na América", ressaltou Trump

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O presidente tem criticado as montadoras por também produzirem no México e exportarem esses veículos para o mercado americano.
O presidente tem criticado as montadoras por também produzirem no México e exportarem esses veículos para o mercado americano. (Trump)

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, se reuniu com executivos da Harley-Davidson, em Washington. Desde de antes de assumir o cargo, ele critíca montadoras de veículos que produzem fora dos Estados Unidos e no encontro aproveitou para elogiar a fabricante de motos.

"Wisconsin, eu amo o Wisconsin", disse Trump, em referência ao estado de origem da marca. "Produzida na América! Harley-Davidson, produzida na América", ressaltou Trump. O presidente vem ameaçando taxar veículos importados ao país como uma maneira de incentivar a produção interna.

O encontro teve a presença do CEO da Harley-Davidson, Matthew Levatich, e visou promover novos acordos comerciais vantajosos para os Estados Unidos e também começar as renegociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que Trump considera uma catástrofe.

No mês passado, Trump se reuniu com montadoras americanas GM, Ford e Fiat Chrysler prometendo "grande incentivo" para elas e visando a geração de empregos. Entre as medidas, estariam a simplificação dos processos para construção de novas fábricas, incluindo a legislação ambiental.

O presidente tem criticado as montadoras por também produzirem no México e exportarem esses veículos para o mercado americano.

Uma voltinha?

No final do encontro, uma repórter perguntou para Trump se ele iria dar uma volta com uma das motos. "Você quer me ver cair de uma dessas?", disse o presidente americano. "Isso seria uma história, hein? Vocês prometem cortar se isso acontecer", brincou Trump.

Apesar do clima de brincadeira, o encontro entre Harley-Davidson foi cercado de polêmica. De acordo com a CNN, Trump iria visitar a sede da empresa em Milwaukee, no Wisconsin, mas a viagem teria sido cancelado. O motivo seria a preocupação da empresa com os prováveis protestos devido à presença de Trump. No entanto, Harley-Davidson e a Casa Branca disseram que não havia viagem planejada.

Críticas de Trump

Durante a campanha eleitoral e, especialmente, nos últimos meses, Trump criticou as fabricantes por venderem no mercado americano carros produzidos no México, valendo-se do acordo de livre comércio do Nafta, grupo que reúne EUA, México e Canadá.

O presidente americano confirmou que exigirá a renegociação dos termos do tratado, pedindo um "acordo mais justo" para os EUA. Mas ainda não divulgou nenhuma medida nesse sentido.

Mesmo assim, algumas montadoras se adiantaram em divulgar investimentos nos EUA. A Ford chegou a abrir mão dos planos de uma nova fábrica no México.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.