Revitalização

Sarney Filho recebe prefeitos do Alto Parnaíba

Gestores pediram ao ministro que desenvolva projeto de revitalização do rio Parnaíba

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Sarney Filho com os prefeitos da região do Parnaíba
Sarney Filho com os prefeitos da região do Parnaíba (sARNEY fILHO COM PREIETOS (h))

Prefeitos eleitos da região do Alto Parnaíba, no Maranhão, que estiveram reunidos hoje (22), em São Luís, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho pediram para que o MMA desenvolva um projeto de revitalização do rio Parnaíba e de seus principais afluentes, que hoje enfrentam graves problemas de poluição e de assoreamento.

Estiveram com o ministro os prefeitos que tomam posse em 2017, Tadeu, de Magalhães de Almeida; João Igor, de São Bernardo; Thalita Dias, de Água Doce; Zé Farias, de Brejo; Fransquin Tavares, de Santana; Magno Bacelar, de Chapadinha e o atual prefeito de Turiaçu, Umbelino.

Sarney Filho garantiu que o seu ministério, em 2017, deverá desenvolver projetos de recuperação de bacias, não somente no Maranhão, mas em outros estados que enfrentam os mesmos problemas.

Ele adiantou que outros ações, como o Programa Água Doce, de dessalinização de áreas do Semiárido e em processo de desertificação, como é o caso do Maranhão, serão ampliados, atendendo às comunidades rurais que enfrentam crises hídricas.

Os prefeitos também pediram o apoio do ministro para a implantação dos planos municipais, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece o fim dos lixões. O ministro disse que esta é uma das prioridades do MMA.

“É fundamental que o governo federal ajude de forma mais incisiva os municípios mais pobres no cumprimento do que está estabelecido na lei”, afirmou Sarney Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.