Eleições 2016

Juiz eleitoral ressalta importância das ações contra eleitos no Maranhão

Apesar de ressaltar que a vontade popular foi respeitada nas eleições, titular da 10ª Zona Eleitoral diz que eventuais pedidos de cassação servem para aprimorar o processo eleitoral

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
(Edivaldo recebeu diploma de eleito)

O juiz eleitoral José de Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, titualr da 10ª Zona Eleitoral ressaltou a importância do resultado das eleições em São Luís como respeito á vontade popular. Costa Júnior discursou em nome do Tribunal Regional Eleitoral, durante a diplomação dos eleitos, na última segunda-feira, 19.

“É verdade que vivemos tempos difíceis com o país atravessando uma das piores crises econômica, política e social, com certa instabilidade entre os poderes da República, mas, apesar de tudo, inclusive com contingenciamento de recursos, conseguimos atravessar esse mar revolto com a normalidade necessária para assegurar que a legítima vontade popular dentro do devido processo legal fosse respeitada.

O juiz observou, no entanto, que as eleições não se encerram com o anúncio do resultado, e que os eventuais processos eleitorais servem para aprimorar a própria aplicação da Justiça.

“Sem nos descurarmos, porem, com os desdobramentos desse processo eleitoral através das representações e ações judiciais que também servem para aprimorá-lo”, destacou o magistrado.

As representações e ações judiciais também servem para aprimorar o processo eleitoral”Juiz eleitoral José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior

A diplomação dos eleitos ocorreu no auditório Darcy Ribeiro do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Receberam a chancela da Justiça para tomar posse31 vereadores, 11 primeiros suplentes de vereador por partido/coligação e mais o prefeito reeleito Edivaldo Holanda Júnior (PDT)e o vice Júlio Pinheiro (PCdoB).

Cassação

A afirmação do juiz Costa Júnior sobre os processos pós-eleitorais tinham razão de ser por que, naquele mesmo dia, o deputado Eduardo Braide (PMN), segundo colocado na disputa em São Luís, anunciou a ação pela cassação do mandato de Edivaldo Júnior e do seu vice, por compra de votos e abuso da máquina administrativa.

Além de Edivaldo, enfrentam problemas pós-eleitorais os vereadores Alidr Júnior (PR), Nato Júnior (PP) e Beto Castro (Pros), todos com prestação de contas rejeitadas pela própria Justiça Eleitoral.
A cerimônia de diplomação foi presidida pelo juiz José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, titular da 10ª zona eleitoral, acompanhado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, da promotora Sebastiana de Cássia Araújo Muniz.

Mais

Último a falar foi o prefeito reeleito Edivaldo Holanda Júnior, que começou agradecendo a Deus pela vitória nas urnas. “Se nós estamos aqui hoje é pela permissão dele. Agradeço ainda a cada um dos 285 mil 242 ludovicenses que escolheram acreditar no trabalho, na ética e na transparência para continuar governando São Luís pelos próximos quatro anos. Renovo não apenas a mensagem de esperança ao nosso povo, mas o compromisso de continuar o trabalho de construção de São Luís, priorizando os que mais precisam, tal qual temos feito incansavelmente todos os dias, apesar das dificuldades”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.