União Europeia

Mais de 2 mil prefeitos húngaros enviam carta à UE contra refugiados

''Infelizmente, a maioria dos políticos europeus não nota os perigos da imigração em massa'', afirmou presidente da Associação de Municípios da Hungria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Hungria - Aproximadamente, 2.500 prefeitos da Hungria, 80% do total, assinaram uma carta aberta ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, exigindo que o país seja retirado do sistema de distribuição de refugiados na União Europeia (UE).

"Infelizmente, a maioria dos políticos europeus não nota os perigos da imigração em massa. Existem sinais claros disso, já que toda semana observamos que a imigração vem acompanhada da criminalidade e do terrorismo", afirmou o presidente da Associação de Municípios da Hungria, Szita Károly, em entrevista à agência de notícias "MTI".

Os prefeitos querem que a Comissão Europeia considere "a voz dos cidadãos húngaros e europeus". O grupo também pede a Juncker que faça "todo o possível para defender as fronteiras do Espaço Schengen (de livre circulação) e defender os europeus". Além do texto conjunto, os governantes escreveram cartas individuais, que serão enviadas à CE "em poucos dias", segundo Károly.

Divisão

O governo húngaro, do conservador nacionalista Viktor Orbán, se opõe categoricamente a divisão de refugiados e, inclusive, realizou em outubro um referendo contra esse sistema. A participação na consulta não alcançou os 50% e, por isso, foi considerada legalmente nula, embora 98% dos que votaram tenham apoiado a postura de Orbán.

A Hungria, segundo o sistema de realocação elaborado pela União Europeia, deveria aceitar apenas 1.294 solicitações de asilo. O governo húngaro, assim como outros da região, como a Polônia, a Eslováquia e a República Tcheca, se posicionou contra essa divisão.

No ano passado, a Hungria fechou suas fronteiras com a Sérvia e a Croácia para evitar a entrada ilegal de refugiados, que a partir de lá pretendem passar a países mais ricos da Europa, como Áustria e Alemanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.