Desrespeito ao meio ambiente

Canal Cohab/Cohatrac mantém vários pontos de sujeira

Mesmo após a construção da estrutura, responsável por melhorar a drenagem na região, obra ainda apresentava locais com grande acúmulo de lixo; feirantes são acusados de serem os responsáveis

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

[e-s001]O canal Cohab/Cohatrac, entregue em junho deste ano pelo poder público municipal, ainda apresenta pontos de sujeira. O Estado verificou as condições da obra e constatou que, no local, havia concentração de lixo.

Segundo pessoas que transitam na área, um dos responsáveis pelo acúmulo são os feirantes que, uma vez por semana, promovem uma feirinha de frutas e verduras em uma praça ao lado do canal. Em contrapartida, os trabalhadores negaram o fato e disseram não saber quem joga o lixo no canal.

A moradora da Rua 8, IV conjunto do bairro Cohab, Deise Gonçalves, disse que reside na via há pelo menos 10 anos. Ela disse que, com a construção do canal, a drenagem da rua melhorou de forma considerável. No entanto, ela afirmou que nunca flagrou nenhum morador jogando lixo na obra e ainda fez um alerta. “Quando começar a chover, se tiver lixo, vai ser pior”, disse.

Já outra moradora do bairro, Márcia Alencar, acredita que os feirantes são os responsáveis pela sujeira no canal. “Eu, pelo menos, não jogo nada aí, até porque tem a coleta de lixo que é feita”, afirmou.

A obra do canal Cohab/Cohatrac começou ainda durante a gestão do ex-prefeito de São Luís, João Castelo. De acordo com dados da Prefeitura, a estrutura – com extensão de 1.920 metros – beneficia, direta e indiretamente, 200 mil pessoas.

[e-s001]Outro lado
Em nota, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que está realizando a limpeza do canal Cohab/Cohatrac, em etapas, e que o acúmulo de lixo em alguns pontos do canal se dá pelo descarte irregular.

O Comitê de Limpeza Urbana informou ainda que realiza a coleta de lixo domiciliar na região do Cohatrac todas as terças, quintas e sábados, no período diurno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.