Há 12 anos o Rei do Baião, Luís Gonzaga, tem um lugar cativo na Ilha de São Luís. Sua música ecoa todos os anos na festa Tributo ao Rei do Baião que reúne os principais nomes da sanfona em uma maratona que começa às 15h, neste sábado, na casa de shows Batuque Brasil (Cohama). Este ano a animação ficará por conta do Trio Nordestino, Joquinha Gonzaga, Chambinho do Acordeon e Raimundinho do Forró. Na ocasião também será lançado o livro “Obrigado Cantador”, de Tibúrcio Bezerra.
Uma das atrações mais esperadas da festa é o Trio Nordestino. Criado em 1958, na cidade de Salvador, o trio iniciou com a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga.
Os primeiros discos saíram pela gravadora Copacabana e traziam canções de Gordurinha ("Pau-de-arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"), a iniciante dupla Dominguinhos-Anastácia ("Conversa De Motorista"), além do próprio Lindú, nome artístico de Lindolfo Barbosa. "Procurando Tu" foi o maior sucesso do Trio Nordestino, no início dos anos 1970, chegando a vender cerca de um milhão de discos.
Atualmente, o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas, Targino Gondim, entre outros.
Entre os convidados especiais para o Tributo ao Rei do Baião estará Joquinha Gonzaga, um dos ícones da sanfona na atualidade e que ganhou ainda mais notoriedade por ser sobrinho do Rei do Baião, bem como ter se apresentado com ele em diversos shows. Joquinha gravou seu nono CD em 2006, intitulado “Cantos e Causos de Gonzagão”, onde ele fala de três passagens que presenciou nas inúmeras viagens que fez com o tio e onde canta quatro músicas conhecidas de Gonzagão, além de canções de sua autoria e de compositores conhecidos regional e nacionalmente. O músico será uma das sensações do evento, por sua popularidade e por ter “levantado a poeira” nas edições anteriores da festa.
Quem também marca presença no tributo é Chambinho do Acordeon. O artista já acompanhou a célebre Banda de Pífanos de Caruaru, com a qual fez muitos shows e gravou o CD “No século XXI, no Pátio do Forró” (Trama, 2002), premiado pelo Prêmio Tim e pelo Grammy Latino, na categoria Música Regional. Integrou o Trio Zabumbão, por dois anos e acompanhou grandes nomes do forró como Família Gonzaga, Anastácia e o grande humorista João Claudio Moreno.
Em sua carreira solo, traz no repertório músicas autênticas do Nordeste como o baião, xote, xaxado, côco e arrastapé. Músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho, Trio Nordestino estão sempre em suas apresentações. O músico deu vida a Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga - de pai para filho”, de Breno Silveira. Protagonista do filme, Chambinho estudou a fundo a vida e a música do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito nordestino de puxar o fole e cantar.
Serviço
O quê
12º Tributo ao Rei do Baião
Quando
Neste sábado, a partir das 15h
Onde
Batuque Brasil (Cohama)
Ingressos
R$ 30,00, à venda no Matuttu's (Cohama), Clínica dos Óculos (Praça Deodoro), Mandacaru (Araçagi), Mercearia do João (Rua do Machado – Centro), Comercial São Patrício (em frente à Igreja da Sé), Marabox (Cohatrac) e no Panela de Minas (Turu).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.