Em São Luís

Articulações para presidente da Câmara são intensificadas

Sem a possibilidade disputa pela presidência da Casa, vereadores buscam espaços em outros cargos da mesa diretora

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
(Astro de Ogum deve ser reeleito presidente)

As articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís estão se intensificando. Diferente de anos anteriores, em 2017 não deve haver disputa pela presidência da Casa. As disputas, até o momento, são por outros cargos como o de vice-presidente e também por espaços dentro do legislativo como nas comissões e pela liderança do governo municipal.

Está praticamente definida a eleição do atual presidente da Câmara Astro de Ogum (PR). Ele não concorre à reeleição, cujo regimento interno da Casa não permite, já que a partir de 2017 é uma nova legislatura. Ogum tem apoio de maioria dos vereadores e também recebeu manifestação de apoio de funcionários do Legislativo Municipal.

O trabalho que Astro de Ogum estar tendo nas articulações passam pela formação de uma chapa para a eleição que ocorrerá em fevereiro do próximo ano, no primeiro dia de sessão com a nova formação da Câmara.

A indicação do vereador Osmar Filho (PDT) para ser vice-presidente, os espaços destinados aos partidos como PDT e PCdoB e ainda a discussão sobre a composição da mesa com a presença de uma mulher são pontos centrais das conversas que o presidente vem tendo com os vereadores.

Sobre uma vaga para uma mulher na mesa diretora, já foi definida que a chapa a ser composta terá uma vereadora. As discussões agora passam pela escolha entre as três eleitas para a próxima legislatura e também sobre qual cargo será. Estão na disputa Fátima Araújo (PCdoB), Concita Pinto (PEN) e Bárbara Soeiro (PSC) para ocupar ou a primeira ou segunda secretarias.

Também vem sendo debatido pelos vereadores os espaços a serem dados para cada partido. O PCdoB e o PDT devem ficar cada um somente com uma vaga na chapa a ser montada.

Reunião - No fim de semana passado, Astro de Ogum reuniu em um almoço os vereadores que apoiaram a candidatura à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). São cerca de 22 parlamentares. Na próxima semana, o presidente deverá reunir os vereadores eleitos e reeleitos que não apoiaram o prefeito.

Segundo ele, além da eleição para mesa diretora, os vereadores estão acertando a realização de um seminário para detalhar o regimento da Casa para os vereadores de primeiro mandato.

“Estamos conversando, claro, sobre a eleição para mesa diretora, mas também conversando sobre a próxima legislatura e a possibilidade de realizar um seminário para esclarecer aos novos vereadores o funcionamento da Casa”, disse Ogum.

Além das articulações para a eleição da mesa diretora, o vereador Astro de Ogum tem desempenhado o papel de articulador para a formação de uma base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Eleição pode ser sem chapa

Sem a previsão de problemas para a eleição de presidente, os vereadores discutem as demais vagas da mesa diretora. Algumas indicações como a de Osmar Filho para a vice-presidência tem sido a maior divergência para a composição da chapa encabeçada por Astro de Ogum.

Parte dos parlamentares não concordam com essa indicação e devido a isso já foi colocada a possibilidade da eleição para a mesa diretora da Câmara seja feita por cargo, ou seja, uma chapa não seria formada e os vereadores votariam separadamente para cada cargo.

Sobre essa possibilidade, Ogum disse que a conjuntura está sendo organizada e somente em janeiro deverá ter definições.

Vereadores ouvidos por O Estado dizem que a formação de uma chapa para votação por consenso pode não ocorrer não somente pela indicação de Osmar Filho para ser vice-presidente, mas também pelos espaços na mesa almejados principalmente pelo PCdoB e PDT, que de acordo com os parlamentares, já têm o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.