Prisão

Polícia prende vereador de São Luís por posse ilegal de arma

Em nota, a defesa do vereador se pronunciou sobre o caso "para que se restabeleça a verdade dos fatos"

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Astro de Ogum, vereador de São Luís (PL).
Astro de Ogum, vereador de São Luís (PL). (Astro de Ogum deve ser reeleito presidente)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão prendeu na manhã desta quinta-feira, 12, o vereador de São Luís, Astro de Ogum (PL), por posse ilegal de armas. Além do parlamentar, foram presos ainda (por determinação da Justiça) dois assessores do vereador.
A operação é contra crimes cibernéticos e tinha como alvo os assessores de Ogum. A Justiça determinou ainda busca e apreensão na casa do parlamentar e lá foi encontrada uma arma sem que houvesse autorização.
De acordo com o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Armando Pacheco, um dos assessores de Astro preso foi Raimundo Costa, o "Filho", que trocava mensagens com pessoas na internet e após conseguir fotos das vítimas, começava a extorqui-las.
"Raimundo Costa conhecia as vítimas e depois começava a ameaçar divulgar material delas na internet. Assim as forçava a praticar sexo com ele, com a Raíssa (outra presa) e com o próprio vereador. Dos dois assessores nós conseguimos elementos suficientes para pedir as prisões, do vereador conseguimos uma mandado de busca e apreensão em sua residência", declarou Pacheco.
A assessoria do vereador nega que Astro tenha sido preso. Em nota, a assessoria afirmar que o vereador foi levado para prestar depoimento.
"Neste momento, sob o comando do delegado Odilardo Muniz, titular do Departamento de Crimes Tecnológico - cumpre mandado de busca e apreensão na residência do vereador Astro de Ogum, vice presidente da Câmara Municipal de São Luís. A investigação tem como alvo o funcionário Raimundo Costa, conhecido como “Filho”, suspeito de crime de extorsão. O caso está sendo investigado há um ano, e foi decretado mandado de prisão preventiva em desfavor do Filho pelo juiz da Central de Inquerito- Flávio Roberto", diz a nota.
No entanto, Armando Pacheco afirma que Astro ao ser levado para Seic, passou mal e foi levado para o hospital.

Câmara municipal de São Luís

A Câmara municipal de São Luís emitiu nota sobre o caso na manhã desta quinta-feira (12), onde afirma:

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís já acionou a Procuradoria da Casa, que está acompanhando o caso. A Mesa Diretora irá se manifestar assim que obtiver, perante as autoridades, as informações oficiais necessárias.

Leia a nota da Assessoria de Comunicação:

Acerca de matérias jornalísticas publicadas na imprensa maranhense, tratando da prisão do vereador Astro de Ogum por posse de arma, em respeito à sociedade ludovicense, a defesa do parlamentar, faz este comunicado com base nos esclarecimentos abaixo narrados, para que se restabeleça a verdade dos fatos, equivocadamente divulgados em blogs, portais e emissoras de rádio.

1 – Sob comando da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, por meio do Departamento de Crimes Tecnológico, sob o comando do delegado Odilardo Muniz, a Polícia Civil deflagrou uma operação na residência do vereador Astro de Ogum, mas os alvos foram dois de seus assessores: um homem e uma mulher.

2 – No local, a Polícia apreendeu aparelhos celulares e notebooks dos investigados. No entanto, no imóvel foi encontrada uma arma de propriedade de um dos funcionários que faz a segurança do imóvel. Por conta disso, o politico foi conduzido à Seic para explicar a arma encontrada em sua residência, fato que já foi devidamente esclarecido.

3 – Por fim, para comprovar a veracidade dos fatos, anexamos cópias dos mandatos de busca e apreensão para comprovar que Astro não tem envolvimento com o episódio cujo alvo foi seus funcionários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.