Indicativo

Sindicato consultará professores da UFMA sobre greve

Assembleia geral de professores definirá uma agenda de mobilizações contra o que chamam de “retrocessos do governo Temer”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (Sindufma) fará consulta hoje aos docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a fim de deliberar sobre um indicativo de greve em protesto contra a PEC-55, antiga 241, que prevê o congelamento dos gastos do Governo Federal por 20 anos.
Reunidos em assembleia geral, no último dia 9, os docentes encaminharam diversas ações em repúdio à proposta de emenda constitucional.

Na assembleia geral, os professores definiram uma agenda de mobilizações contra o que chamam de “retrocessos do governo Temer”. Também aprovaram a realização da consulta aos professores e professoras sobre um possível indicativo de greve contra a PEC 241.

Sobre a PEC
O Governo Temer defende a aprovação da PEC com o intuito de “controlar” os gastos públicos, tendo em vista que a arrecadação de impostos caiu consideravelmente, desacelerando a crescimento econômico brasileiro.

Porém, há a necessidade de discutir o controle de gastos com os trabalhadores e estudantes brasileiros, principalmente diante da imensa sonegação de impostos por parte de diversos setores empresariais do país.

Entre os impactos às instituições públicas, a PEC 55 (que tramita no Senado) prevê, inclusive, algumas punições a órgãos do Governo Federal que extrapolarem o limite de gastos, como proibição de aumentar os salários dos servidores no ano seguinte, de realizar concursos e criar novos cargos ou reestruturar planos de carreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.