Explosões

Suspeito de atentado em Nova York comparece a tribunal pela primeira vez

Ahmad Khan Rahimi, de 28 anos, ficou gravemente ferido durante prisão; ele é único acusado por explosões em NY e Nova Jérsei em setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

Nova York - O suspeito dos atentados cometidos em meados de setembro em Nova York e Nova Jersey compareceu em um tribunal ontem, pela primeira vez pessoalmente, após ter sido gravemente ferido durante sua prisão.

Representado por um advogado de ofício, Ahmad Khan Rahimi, de 28 anos, que acaba de ser transferido de uma prisão de Nova Jersey para Manhattan, foi informado de seus direitos pela juíza federal Sarah Netburn.

Nenhuma data foi fixada para leitura formal da ata de acusação, que inclui a utilização de armas de destruição massiva e ataque com bomba em um lugar público.

O jovem americano de origem afegã é suspeito de ter colocado a bomba que deixou 31 feridos leves no bairro de Chelsea em 17 de setembro, assim como outras bombas artesanais em Nova York e Nova Jersey no mesmo fim de semana. Só um dos dispositivos explodiu, sem causar vítimas.

Após sua prisão, foram encontrados bilhetes em que o jovem - que fez várias viagens ao Afeganistão e ao Paquistão - mencionava Osama Bin Laden e um ideólogo da Al-Qaeda, assim como motivações extremistas. Ele é o único suspeito no caso.

Seu advogado, David Patton, indicou ontem que Rahimi "se declararia com segurança não culpado".

Rahimi já havia declarado ser inocente das acusações de tentativa de homicídio de policiais - dois agentes foram feridos durante sua prisão em Nova Jersey em 19 de setembro - em uma audiência organizada em outubro por vídeo-conferência em seu leito de hospital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.