Governador em exercício

Coutinho assume Governo do Estado e reúne deputados

Presidente da Assembleia Legislativa ficará no comando do Estado até amanhã; no primeiro dia como governador, reuniu-se também com secretários

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Humberto Coutinho com secretários e prefeitos no Palácio dos Leões
Humberto Coutinho com secretários e prefeitos no Palácio dos Leões (Humberto Coutinho)

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), assumiu ontem interinamente o governo do Estado. Ele passará comandando o Maranhão por mais dois dias, período que durará uma licença do governador Flávio Dino (PCdoB) e de seu vice, Carlos Brandão (PSDB), para tratar de assuntos particulares. Na agenda do primeiro dia, o governador interino recebeu secretários de estado para despachar e também parte dos deputados estaduais para um almoço.
Antes de assumir o governo estadual, Coutinho convidou todos os colegas de parlamento para um almoço, cujo objetivo era aproximar os parlamentares do Poder Executivo, situação que é motivo de reclamação mesmo dos deputados governistas.
A presença de todos os deputados estava confirmada, no entanto, devido à presença do secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, declinaram de participar do encontro com Coutinho os deputados de oposição Adriano Sarney (PV), Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PROS).
Também não compareceu ao almoço o deputado Eduardo Braide (PMN). Como o governador e a maioria de seus auxiliares declararam apoio e também fizeram campanha pela reeleição do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), o parlamentar do PMN, mesmo sendo da base do governo, preferiu se ausentar.
As presenças que surpreenderam foram as de Wellington do Curso (PP) e de Eliziane Gama (PPS) já que ambos foram candidatos à Prefeitura de São Luís.

Posse
Humberto Coutinho tomou posse durante a manhã. Em uma cerimônia discreta que reuniu amigos, parentes e deputados estaduais e federais, Coutinho agradeceu o espaço dado pelo governador Flávio Dino para que ele assumisse o maior cargo do estado.
"Para o político é o ápice chegar ao cargo de governador do Estado, ainda que interinamente. Para mim é uma honra e agradeço ao governador Flávio Dino pela oportunidade", disse Coutinho.

MAIS

Governador terá agenda no interior

Como governador interino, Humberto Coutinho programou sua agenda para fazer inaugurações no interior do estado. Ele vai até Caxias hoje para inaugurar obras e amanhã – último dia em que ficará no comando do Estado – deverá ir até as cidades de Tuntum e São Domingos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.