Despedida

Morre Humberto Coutinho; velório ocorrerá na cidade de Caxias

Morte, em decorrência de um câncer, foi confirmada em nota, na noite de ontem, pelo diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Humberto Coutinho lutava contra um câncer no intestino desde 2013
Humberto Coutinho lutava contra um câncer no intestino desde 2013 (Humberto Coutinho)

SÃO LUÍS - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), morreu ontem, às 20h40, na cidade de Caxias. A informação foi confirmada em nota distribuída pelo diretor de Comunicação da Casa, Carlos Alberto Ferreira, poucos minutos após o ocorrido.

“Com imenso pesar, comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA)”, afirma a nota.

Coutinho, ainda segundo o texto, “não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos”. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias.

O corpo do deputado será velado, primeiro, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, onde ocorrerá o sepultamento.

Solidariedade

Em nota, a ex-governadora Roseana Sarney se solidarizou com a família e destacou a relação de respeito mantida com Humberto Coutinho.

“O Maranhão perde uma liderança política e um homem que lutou fortemente durante os últimos anos pelo restabelecimento de sua saúde. Ao longo de minha trajetória política, eu e Humberto Coutinho mantivemos uma relação de muito respeito, buscando o melhor para o Maranhão e para a região dos Cocais, onde ele manteve sua base, tendo sido eleito prefeito de Caxias e também Deputado Estadual", afirma a ex-governadora Roseana na nota.

Luta

Humberto Coutinho luta contra um câncer de intestino deste 2013, quando ele ainda era prefeito de Caxias. Passou por cirurgias e tratamento de quimioterapia.

No início de novembro, o presidente da Assembleia teve quadro infeccioso e seguiu para o município de Caxias. Em comunicado oficial, foi informado na ocasião que as visitas estavam suspensas por recomendação médica.

Coutinho era médico e iniciou sua carreira política em 1988 como vereador de Caxias elegendo-se, em 1990, deputado estadual com reeleições em 1994, 1998 e 2002. Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 1998.

Em 2014, retornou à Assembleia e foi eleito duas vezes presidente da Casa.

Saiba Mais

Nota de Pesar

“O Maranhão perde uma liderança política e um homem que lutou fortemente durante os últimos anos pelo restabelecimento de sua saúde.

Ao longo de minha trajetória política, eu e Humberto Coutinho mantivemos uma relação de muito respeito, buscando o melhor para o Maranhão e para a região dos Cocais, onde ele manteve sua base, tendo sido eleito prefeito de Caxias e também Deputado Estadual.

Que Humberto descanse e que Deus conforte Cleide, sua esposa e companheira, os filhos e toda a família. A todos eles, os meus sinceros sentimentos.”

Roseana Sarney

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.