Eleições 2016

Ibope aponta empate técnico na disputa eleitoral em São Luís

Edivaldo Júnior aparece numericamente quatro pontos à frente de Eduardo, mas a diferença pode ser desconsiderada pela margem de erro de três pontos

Carla Lima / Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Números Ibope
Números Ibope

O Instituto Ibope trouxe a última pesquisa deste segundo turno das eleições São Luís, que foi encomendada pela TV Mirante e divulgada no JM TV 2ª edição. Pelos números, o candidato a reeleição, Edi­valdo Holanda Júnior (PDT) da coligação Pra Seguir em Frente aparece em primeiro com 48%. Seu adversário, Eduardo Braide do PMN vem com 44%.

Os números confirmam uma condição de empate técnico entre os dois candidatos, levando em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando somente os votos válidos – retirando 5% dos entrevistados que responderam votar nulo ou branco e 3% que disseram não saber ou não responderam –, Edivaldo Holanda Júnior aparece com 52% contra 48% de Eduardo Braide.

VÍDEO: O Estado analisa a última pesquisa Ibope do 2º turno, em São Luís

Comparando esse levantamento com o primeiro divulgado após o primeiro turno, o Ibope aponta que o candidato Edivaldo Júnior cresceu. Em 14 de outubro e considerando somente os votos nominais, o pedetista tinha 43% e agora passou para 48% obtendo um crescimento de cinco pontos.

Eduardo Braide caiu, se comparado às duas pesquisa do Ibope. Na primeira, o candidato do PMN tinha 51% e agora aparece com 44%, sete pontos a menos.
O levantamento mostra, porém, que Edivaldo não conseguiu receber todo o pecentual de votos que caíram de Eduardo braide. O candidato do PMN perdeu 7 pontos, diante do volume do pedetista nas ruas, mas o seu adversário só absorveu 5 pontos. Outros dois pontos põem ainda estar flutuando.

Considerando os votos válidos, na primeira pesquisa do segundo turno, Edivaldo Júnior tinha 46% e conseguiu crescer chegando a 52%. Eduardo Braide tinha 54% e passou agora para 48%.

Debate
Assim como no primeiro turno, a pesquisa foi divulgada antes do debate promovido pela TV Mirante.
No primeiro turno, a pesquisa Ibope apontou Eduardo Braide com 5%, percentual que permitiu o candidato do PMN a participar do debate que teve ainda Edivaldo Júnior, Wellington do Curso (PP), Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB).
O debate promovido pela TV Mirante acabou sendo considerado o fator principal para que Braide tenha crescido 17% e conseguido chegar ao segundo turno da eleição em São Luís.

Eleitor de Edivaldo tem maior percepção de vitória

O Ibope também perguntou sobre a possibilidade do eleitor entrevistado mudar a decisão do voto. Dos ouvidos, 82% disseram que não mudarão o voto até o domingo, dia da eleição.
Outros 18% demonstram que ainda estão indecisos sobre o voto. Não em quem votará e sim se manterá o voto escolhido até o dia da votação. Desse total, 15% admitem que ainda podem mudar o voto. Outros 3% disseram que não saber ou não responderam.
Já sobre a opinião de quem será o próximo prefeito de São Luís independente de quem votará, 51% dos entrevistados disseram ser Edivaldo Holanda Júnior. Outros 37% apontaram Eduardo Braide como próximo prefeito. 12% não sabem ou não responderam. l

Registro
Instituto ouviu 805 eleitores em São Luís

A pesquisa do Ibope ouviu 805 eleitores nos dias 25 a 27 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo MA 03448/2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.