Manifestação

Aumenta número de escolas ocupadas no Maranhão em protesto contra polêmica PEC

Previsão é que as ocupações aumentem no estado nos próximos dias; movimento é nacional e já ocorre em mais de mil instituições

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

SÃO LUÍS - Já são pelo menos três escolas do Maranhão ocupadas por estudantes em protesto contra a Medida Provisória da Reformulação do Ensino Médio, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e o Projeto de Lei Escola Sem Partido. A tendência é que o número de ocupações cresça no estado ainda esta semana.

Estão ocupadas o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Centro Histórico, o IFMA Campus Açailândia, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Chapadinha e o campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.

Estudante em ocupação do UFMA de Chapadinha
Estudante em ocupação do UFMA de Chapadinha

Em lista divulgada pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) são atribuídas ocupações também no IFMA Campus Codó e no Campus Monte Castelo. Conforme apurou O Estado, porém, o primeiro já foi desocupado desde o fim de semana e o segundo não foi ocupado. Existe, porém, previsão de ocupação do IFMA Campus Monte Castelo, em São Luís.

Logo após a primeira ocupação, a direção da instituição afirmou que "está dialogando com os estudantes sobre a pauta de reivindicação". Mesmo com a ocupação, o IFMA afirmou na nota que as atividades técnico-administrativas estão ocorrendo normalmente.

A UBES informou que já são 1.072 ocupações por todo o país. Desse número, 995 são escolas e institutos federais (IFs), 73 são universidades e 3 são Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Manifestações

Servidores da UFMA realizaram, ontem pela manhã, um protesto contra a PEC 241. Os manifestantes se concentram na entrada da universidade, no Campus do Bacanga, com faixas, cartazes e um carro de som. Em alguns momentos, o acesso ao campus foi impedido e, por essa razão, um congestionamento de formou ao longo da Avenida dos Portugueses, afetando também toda a região central da cidade.

Protesto também ocorreu no aeroporto
Protesto também ocorreu no aeroporto

Um grupo de alunos, professores e servidores do IFMA também protestaram no saguão no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital.

Motivos

A reforma do Ensino Médio foi anunciada em setembro pelo governo Michel Temer (PMDB) e, desde então, vem motivando diversos protestos de estudantes pelo país. Já a PEC 241, que estabelece limites para os gastos públicos, teve a redação aprovada nesta terça-feira (18). Agora, a matéria volta ao plenário da Câmara para votação em segundo turno. O objetivo da base do governo é votar a PEC a partir da próxima segunda-feira, 24. Caso aprovada, a proposta segue para o Senado.

O Projeto de Lei do Escola sem Partido, chamado popularmente de "Lei da Mordaça", por sua vez, é idealizado para combater uma suposta doutrinação de esquerda que professores praticariam nas escolas. Tramita no Congresso e em Assembleias Legislativas e quase todos reproduzem o texto do programa que veda o ensino de "conteúdo que possa estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais e responsáveis".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.