Palco 42

Um espaço para as artes

Sala Cecílio Sá, no casarão do Laborarte, foi reaberta e, hoje, às 19h, dará a largada para o projeto “Palco 42”, que receberá cantores de diferentes gerações da música local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Tiago Máci (foto) e Josias Sobrinho apresentarão os shows
Tiago Máci (foto) e Josias Sobrinho apresentarão os shows (Tiago Mácie h)

Espaço destinado ao incentivo das produções artísticas locais, a Sala Cecílio Sá, no casarão colonial na Rua Jansen Muller (Centro), onde funciona a sede do Laborarte, foi reaberta e, hoje, às 19h, sediará o projeto “Palco 42”, que apresentará cantores de diferentes gerações da música local. Os shows serão apresentados pelos cantores Tiago Máci e Josias Sobrinho.

O projeto “Palco 42” ocorrerá a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras. O objetivo é promover um encontro entre gerações do cenário da música local. Os shows são divididos em duas categorias: “Sons da Ilha”, com nomes da atualidade, e “Laborartianos”, com cantores que agitaram a cena cultural de São Luís.

A sala de espetáculos foi fundada em 1978 e funcionou até 1998, quando foi fechada para reforma na estrutura física e substituição de equipamentos. O espaço homenageia Cecílio Sá, autor que se dedicou ao teatro popular maranhense por mais de 70 anos. Cecílio Sá, ainda em vida, foi agraciado com a medalha do Mérito Timbira em reconhecimento à contribuição para a cultura maranhense.

Ensaios

Reativada este ano, a proposta é que a Sala Cecílio Sá sirva como local de ensaios e apresentações de grupos artísticos, contribuindo para a divulgação das produções culturais surgidas em São Luís. “É uma grande satisfação reinaugurar a Sala Cecílio Sá e poder abrir este espaço para que os coletivos artísticos da cidade que não têm onde ensaiar e se apresentar possam mostrar suas produções ao público”, disse Rosa Reis, coordenadora geral do Laborarte.

A reforma e adaptação do espaço foi realizada com apoio do programa “Agir Criativo”, da Fundação Vale, e Funarte, por meio do prêmio Funarte de Programação Continuada em Música Popular.

Comemorações

Desde o último dia 11, o Laborarte realiza a comemoração dos 44 anos de fundação da companhia artística com programação cultural gratuita.

Durante a semana, na sede do Laborarte, são realizadas oficinas de tambor de crioula, cacuriá, percussão e capoeira. Haverá apresentações do tambor de Crioula do Laborarte, no sábado, às 19h, na Praça do Letrado, no bairro Vinhais. No dia 30, será realizada a apresentação do tradicional Cacuriá de Dona Teté, às 19h, na Praça Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac).

Serviço
O quê Projeto “Palco 42” na Sala Cecílio Sá

Quando Hoje, às 19h

Onde Sede do Laborarte, na Rua Jansen Muller (Centro)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.