Medida

Aliança Francesa suspende atividade

Crise financeira é um dos motivos da suspensão da entidade em São Luís neste ano, diz direção

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

A crise financeira foi o fator responsável para o encerramento das atividades da Aliança Francesa no Maranhão este ano. De acordo com o comitê da entidade no estado, a decisão partiu da direção geral e, até o momento, não há previsão se as aulas serão retomadas no ano que vem.

Ainda segundo a direção local da entidade, além da crise – que afastou os alunos – outro fator para o fechamento temporário da Aliança no Maranhão é a localização da sede (situada atualmente na Rua do Giz, no Centro). “ É muito triste ver uma entidade tão importante ter que chegar a esse ponto de praticamente fechar as portas este ano, sem ao menos saber se haverá algo no ano que vem”, disse a presidente do Comitê da Aliança Francesa no estado, Tatiana Medeiros.

De acordo com a dirigente, nos tempos áureos, a instituição chegou a ter até 300 alunos matriculados, com cursos voltados para o incentivo do uso da língua francesa em diferentes situações do cotidiano. “Incentivar a língua francesa era, acima de tudo, um respeito à história da própria cidade de São Luís”, afirmou a presidente.

O ex-cônsul honorário da Aliança no estado, José Jorge Leite, também lamentou o encerramento das atividades da instituição. “Vários nomes importantes da história da cidade passaram pela Aliança [Francesa]. Quando assumi a entidade, conseguimos por exemplo, concluir a mudança da sede e aumentar o número de alunos”, disse.

Saiba mais

A Aliança Francesa é uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é a difusão da língua e cultura francesas, por meio do ensino do idioma, além da oferta de atividades culturais. A rede da Aliança possui escolas na França para estudantes estrangeiros e mais de mil unidades em 135 países, onde estudam cerca de 490 mil pessoas.

Atualmente, a rede contava com 40 associações e 67 unidades no país. No entanto, além do Maranhão, outros estados brasileiros deverão ter as unidades do Aliança Francesa desativadas.

“ É muito triste ver uma entidade tão importante ter que chegar a este ponto de praticamente fechar as portas este ano, sem ao menos saber se haverá algo no ano que vem”

Tatiana Medeiros, presidente do Comitê da Aliança Francesa no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.