Dois ou quatro?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Um debate voltou a tomar conta das rodas políticas, em relação à disputa eleitoral em São Luís, nos últimos dias: o projeto do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para o seu futuro político.
Contam bem posicionados analistas da cena política local que o interesse do pedetista na reeleição está vinculado, antes de tudo, à eleição de 2018, quando serão escolhidos governador, senadores e deputados federais e estaduais.
Explica-se: na chapa de Edivaldo Júnior neste ano está o professor Júlio Pinheiro como candidato a vice-prefeito. Ele é do PCdoB, mesmo partido do atual governador do Maranhão, Flávio Dino.
Assim, se reeleito, o atual prefeito da capital cumpriria dois anos de mandato e sairia do cargo depois disso, para disputar uma vaga como candidato a senador. Seria, então, ao mesmo tempo, o nome do PDT e do Palácio dos Leões na disputa estadual.
E deixaria o comando do Município para o comunista Júlio Pinheiro, que trataria de conduzir e Prefeitura durante o período eleitoral, daqui a dois anos, oferecendo as bases para a busca do atual governador pela reeleição.
E reforçando a presença do PCdoB no comando do estado.
Mas, por enquanto, tudo está em fase de projeto. Até porque Edivaldo Júnior tem que vencer a eleição antes de tudo.

Espontânea
Um dado importante da pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada nesta sexta-feira, 14, diz respeito às intenções de voto espontâneas.
De acordo com o levantamento, pela primeira vez o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) perde a ponta nesse quesito.
O pedetista tem apenas 41% nesse quesito, contra 46% do deputado estadual Eduardo Braide, candidato pelo PMN.

Expectativa
Apesar da consolidação da virada de Eduardo Braide (PMN), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ainda é apontado pela maioria como provável vitorioso.
Segundo o Ibope, 52% dos eleitores ludovicenses acreditam na vitória do pedetista, independentemente do seu voto.
Por outro lado, apenas 39% dizem acreditar numa eleição de Braide - 9% não sabem ou preferiram não opinar.

Em alta
Embora atrás na pesquisa, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) segue bem avaliado pelo eleitorado da capital.
Do entrevistados, 51% disseram aprovar a gestão pedetista, contra 43% que dizem desaprovar.
O percentual é praticamente o mesmo apurado na última pesquisa Ibope, realizada três dias antes do 1º turno da eleição municipal.

Definidos
O Ibope também apurou o percentual de eleitores que já decidiram os votos, e o número segue alto.
Segundo o instituto, 82% dizem que sua definição de voto “é definitiva”, enquanto apenas 16% afirmam que “ainda pode mudar”.
O número é parecido com o levantado pelo Escutec, que apontou, no dia 12 de outubro, para uma definição de 83,09% do eleitorado da capital.

Emergência
A direção estadual do PDT reagiu rápido à divulgação da pesquisa Ibope/TV Mirante na sexta-feira, 14.
Marcou para este sábado, 15, uma reunião de emergência na sede do partido, em São Luís.
Para o encontro foram convocados militantes e simpatizantes da campanha pela reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Multa
O comando do PMN, partido do candidato Eduardo Braide, deve acionar a Justiça Eleitoral mais uma vez contra a divulgação de pesquisa do instituto Econométrica.
Depois de conseguir vetar o uso dos dados no programa eleitoral do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), a legenda pedirá multa a quem publicou os números.
É que a decisão judicial também proibia a publicação do resultado e o PMN entende que quem os divulgou deve pagar multa.

Fantasmas?
A Mesa Diretora da Assembleia editou uma resolução que regulamenta o exercício da função de assessores parlamentares nas bases dos deputados estaduais do Maranhão.
A medida diz que ocupantes de cargo em comissão, lotados nos gabinetes dos deputados, poderão exercer suas atividades na capital ou em outro município do estado do Maranhão.
Com isso, copia-se prática da Câmara Federal, onde assessores podem prestar serviços nas bases eleitorais, nos estados. Mas há quem diga que seria a legalização do emprego fantasma.

E MAIS

• Aliados do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) recorreram, nas redes, a críticas ao Ibope como estratégia após a divulgação da pesquisa.

• De outro lado, intensificaram a divulgação de números de outros institutos, apontando liderança do pedetista.

• O PCdoB deve reforçar a presença de prefeitos eleitos em São Luís para intensificar a campanha pró-Edivaldo Júnior na reta final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.