Acidente

Cresce o número de mortes no trânsito na Grande Ilha

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que 29 pessoas morreram atropeladas este ano em avenidas de São Luís, superando em mais de 60% todo o ano passado, quando apenas 18 ocorrências foram registradas

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Morte da idosa Apolinária Bispo Barbosa, de 73 anos, ocorreu em setembro na Avenida dos Holandeses
Morte da idosa Apolinária Bispo Barbosa, de 73 anos, ocorreu em setembro na Avenida dos Holandeses (Cresce o número de mortes no trânsito na Grande Ilha)

Um total de 29 pessoas, entre elas oito idosos, até a última sexta-feira, foram mortas por atropelamento este ano, na Região Metropolitana de São Luís, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Os números são alarmantes, se compararmos ao ano anterior com um aumento acima de 60%, haja vista que somente 18 ocorrências foram registradas em 2015 em toda a Ilha.

Na sexta-feira, 14, fez um mês que a idosa Apolinária Bispo Barbosa, de 73 anos, foi atropelada e morta quando tentava atravessar uma faixa de pedestres na Avenida dos Holandeses, nas proximidades do Restaurante Sal e Brasa, no Calhau. Também nesse dia, o marido da vítima, Hermínio Marcos Ribeiro, de 72 anos, foi atropelado e sofreu ferimentos graves. “Hoje (sexta-feira, 14) completa um mês que eu perdi a minha mãe de forma trágica”, desabafou Sílvio de Jesus Silva, de 46 anos.

Ele disse que Apolinária Bispo e o seu padrasto, Hermínio Ribeiro, estavam retornando da igreja e, ao tentarem atravessar a avenida na faixa de pedestre, foram atropelados. Ainda segundo Sílvio Silva, o Corolla preto, de placas PSL 9272, conduzido por Regilene Alcântara, estava parado quando foi atingido por um Corsa Classic cinza, de placas OIS-9561, que tinha como motorista José Raimundo Lopes.

Devido à intensidade do choque, o Corolla acabou atropelando o casal e o Corsa Classic capotou. Apolinária Bispo bateu com a cabeça no meio-fio, enquanto Hermínio Ribeiro sofreu várias escoriações. “A minha mãe antes de morrer ainda chegou a dar o número do celular de uma das minhas irmãs”, declarou Sílvio Silva.

Atenção
Sílvio Silva, que trabalha como mototaxista há mais de uma década na capital, nunca se envolveu em acidente de trânsito, mas afirma que as vias da cidade, principalmente as grandes avenidas, são muito perigosas. “Nós, motoqueiros, temos que andar com a atenção redobrada, para não sermos mais uma vítima desse trânsito complicado”, disse o filho da idosa.

A outra idosa atropelada e morta na cidade em setembro foi Maria do Socorro Froes Diniz, de 71 anos. Ela foi atingida na manhã do dia 24 por um veículo Corsa Hatch preto, de placas NMT-4463, que estava sendo conduzido por Ranieres Santos Ferreira, idade não revelada. Ela tentou atravessar a Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da Curva do Noventa.

A vítima, após o choque, teria sido arremessada por mais de 10 metros e sofreu várias fraturas nas pernas e na cabeça. Ela morreu no local e o seu corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). As outras duas vítimas de atropelamento nesse mês foram identificadas como Pedro Irineu Santana Gomes, de 56 anos, e Elisângela dos Santos Pires, de 32 anos. Os casos ocorreram no dia 11.

Este mês apenas um caso foi registrado e a vítima foi o sargento do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), identificado como Hamilton Pereira Chagas, de 48 anos. Ele foi atropelado por um veículo de marca e placas não identificadas, no fim da noite de domingo, 9, no bairro João Paulo. A vítima ainda foi levada para um hospital, mas não resistiu.

Mais mortes
No mês de agosto, seis mortes violentas por atropelamento foram registradas, entre as vítimas, dois idosos, identificados como Conceição de Maria Souza Louzeiro, de 93 anos, dia 12, e José de Ribamar Sousa Almeida, de 70 anos, dia 13. No mês de janeiro foi registrado dois casos; fevereiro, quatro, e março e abril, três ocorrências cada. Já em maio, junho e julho houve o registro de duas mortes em cada mês. Esses casos são investigados pela Delegacia de Acidentes de Trânsito, no Centro, coordenado pela delegada Valéria Vieira. l

Número

60%

é o aumento dos casos de mortes por atropelamento este ano, em relação ao ano passado, na Região Metropolitana de São Luís

Fique sabendo

Vítimas que foram mortas atropeladas neste ano na Ilha em 2016

Janeiro: Eduardo da Silva Ribeiro, 40 anos; e Renan Alex Ferreira de Carvalho, de 30 anos

Fevereiro: Francinaldo Evangelho dos Santos, de 47 anos; Messias Mota Miranda, de 27 anos; um adolescente, de 16 anos; Deraisme Mineia Rodrigues Rabelo, de 42 anos

Março: Erasmo Araújo Sodré, de 44 anos; Carlos Rodrigues, de 73 anos; e Marcelo Henrique Soares Fonseca, de 18 anos

Abril: Alfredo Santana Filho, de 58 anos; Francisca Lima da Silva, de 76 anos; e Leonardo dos Santos Soares, de 33 anos

Maio: um adolescente, de 16 anos; e Irene Pontos dos Santos, de 71 anos

Junho: Luis Carlos Ferreira, de 50 anos; e uma criança, de 11 anos

Julho: Carlos Henrique Mendes, de 50 anos; e Edilson Machado Zacheu, de 73 anos

Agosto: Conceição de Maria Louzeiro, de 93 anos; José de Ribamar Sousa Almeida, de 70 anos; Reginaldo Conrado Pereira, de 46 anos; uma criança, de 3 anos; Vanessa Cristina Sampaio Martins, de 31 anos; e Sérgio Henrique Pereira Garcês, de 47 anos.

Setembro: Pedro Irineu Santana Gomes, de 56 anos; Elisângela dos Santos Pires, de 32 anos; Apolinária Bispo Barbosa Silva, de 72 anos; e Maria do Socorro Froes Diniz, de 71 anos.

Outubro: Hamilton Pereira Chagas, de 48 anos

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA)

Olho

“Hoje (sexta-feira, 14) completa um mês que eu perdi a minha mãe de forma trágica”.

Sílvio de Jesus Silva- filho da idosa Apolinária Bispo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.