Debates decisivos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Paralelamente à pesquisa de intenções de votos divulgada ontem pelo jornal O Estado, o instituto Escutec mediu, durante esta semana, a influência que os debates na TV terão na decisão de voto dos eleitores de São Luís neste 2° turno.
Os dados são reveladores.
De 778 entrevistados que disseram ter acompanhado regularmente a propaganda eleitoral na TV no 1º turno, nada menos que 80,46% apontaram os debates como o que mais chamou atenção.
Desse total, 50,80% disseram ter assistido ao debate da TV Mirante, no dia 29 de setembro, na íntegra – outros 37,70% afirmaram ter “assistido em parte”.
Mas foi ao responder a uma quarta pergunta que todos os 1.100 entrevistados deram um panorama de quão importantes serão os debates – que já levaram Eduardo Braide do quinto para o segundo lugar em dois dias – também no 2º turno.
Para 65,36% dos eleitores consultados os debates terão “muita importância” para sua decisão de voto. Além disso, outros 13,18% atribuíram a esse tipo de programa “importância relativa” na hora de escolher em quem votar.
Dados que revelam, no mínimo, o interesse cada vez maior do eleitor ludovicense em conhecer os candidatos sem a capa publicitária dos programas eleitorais.

Armado?
Após a divulgação da pesquisa Escutec/O Estado de ontem, apontando uma virada de Eduardo Braide (PMN) sobre Edivaldo Júnior (PDT) surgiu uma nova polêmica.
Aliados do pedetista começaram a replicar um vídeo em que um suposto apoiador do candidato do PMN estaria mudando de voto.
Nas imagens, o eleitor leva um veículo com um adesivo perfurado do deputado e permite que ele seja arrancado em meio a um evento do atual prefeito.

Só discurso
Mesmo tendo votado contra a PEC 241 – a chamada PEC do Teto – a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) não poupou críticas aos petistas.
Por meio de sua conta no Twitter, ela citou “demagogia” nos discursos dos “saudosistas do caótico e corrupto governo anterior” e ressaltou a necessidade de um ajuste fiscal.
- Precisamos do ajuste, pra não quebrarmos de vez, culpa total do governo anterior, só não podemos em nome disso cortar na educação e na saúde – opinou.

Recado
O deputado José Reinaldo Tavares (PSB) resolveu colocar lenha na disputa entre o senador Roberto Rocha (PSB) e o governador Flávio Dino (PCdoB), virtuais adversários em 2018.
Em artigo divulgado na terça-feira, 11, na web, ele fala em “nova correlação de forças” e alfineta o colega de partido, que pretendia usar 2016 como trampolim.
- Pretendentes que tentaram se tornar alternativas viáveis [...] e que andaram atropelando o desejo de seus próprios partidos [...] viram a realidade bater em si mesmos com força – disse.

Mais caro
O desembargador Antônio Guerreiro Júnior decidiu barrar uma contratação do Governo do Estado que, segundo processo no TJ-MA, pode representar prejuízo de R$ 700 mil.
Por R$ 35,6 milhões a Sinfra contratou a Construtora Terramata para asfaltar um trecho de 54km de estrada entre Barra do Corda e São Raimundo do Doca Bezerra.
Mas a Edeconsil apresentou proposta mais barata e foi desclassificada, de acordo com decisão do magistrado, sem justificativa plausível. A obra, então, precisou ser paralisada.

Sem reeleição
A jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, reforçou nesta semana uma informação dada aqui na segunda-feira, 10.
Segundo ela, “está em gestação um princípio de acordo” para acabar com a reeleição de candidatos majoritários em 2017 para valer já em 2018.
Seria uma espécie de garantia de que o atual presidente, Michel Temer (PMDB), não tente renovar o mandato. E, no Maranhão, pode atingir em cheio o governador Flávio Dino (PCdoB).

Jus sperniandis
Depois que o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT) apareceu atrás na pesquisa Escutec/O Estado, comunistas tentam desqualificar o instituto.
Mas nenhum deles deu um pio quando o mesmo instituto apontou, no 1º turno, a recuperação do pedetista, que chegou a ter menos de 20% e terminou com mais de 40%.
A propósito, o instituto Escutec apresentou taxa de acerto de mais de 85% nas pesquisas realizadas em todo o Maranhão no 1º turno.

Parcerias
A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana projeto de lei que institui o Programa de parcerias público-privadas no Estado do Maranhão.
O projeto trata, ainda, da criação do Conselho Gestor e do Fundo Garantidor do programa estadual.
Com a aprovação, o Estado agora tem meios de atrair a inciativa privada a investir no setor público com garantia de pagamento de obrigações pecuniárias assumidas pelos parceiros.

E MAIS

• Ainda vai dar o que falar a decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de enviar à Assembleia projeto de lei desmembrando a Uema sem conversar com ninguém.

• O deputado federal Rúbens Júnior (PCdoB) tem feito campanha abertamente para o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) em São Luís.

• Foi de abatimento o clima na cúpula pedetista durante todo o dia de ontem depois de Edivaldo Holanda Júnior aparecer atrás na pesquisa Escutec.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.