Rachadura em ponte

Ponte sobre o Estreito dos Mosquitos apresenta rachaduras

Crea-MA, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros devem vistoriar a estrutura para saber se rachaduras existentes ao longo dela representam algum tipo de risco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
A obra da ponte sobre o Estreito dos Mosquitos do sistema Italuís
A obra da ponte sobre o Estreito dos Mosquitos do sistema Italuís (Obra)

A ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, que liga o continente à São Luís, está apresentado algumas rachaduras na sua parte inferior. Por causa da situação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, devem fazer uma vistoria no local para avaliar as condições da estrutura.

As rachaduras foram observadas por O Estado na manhã de ontem durante visita ao local. Conforme relataram alguns moradores, funcionários da própria superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já estiveram no local tempos atrás observando as deformações e corrigindo-as.

Análise - O conselheiro do Crea-MA, Clóvis da Silva Souza Filho, analisou uma das fotos da rachadura existente na ponte sobre o Estreito dos Mosquito. Ele evitou tecer qualquer parecer técnico sobre a situação, mas afirmou que entrará em contato com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual para que esses órgão façam uma vistoria minuciosa no local para depois emitir a sua análise.

O conselheiro afirmou também que a ponte, por receber uma grande quantidade de cargas móveis, ocasionada em virtude do intenso fluxo de veículos, principalmente aqueles pesados como caminhões e ônibus, fica mais suscetível a ter deformações, mas isso não implica dizer que exista algum tipo de colapso que possa ser preocupante. Por isso, ele frisou a importância de uma visita no local para analisar de perto a situação.

“Obras como essas utilizam coeficientes de segurança muito altos. Podem acontecer algumas deformações, mas isso não é razão de um colapso ou risco eminente. É algo que deve ser investigado”, disse Clóvis da Silva Souza.

Por meio de nota, a superintendência do DNIT informou que, através do Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais (PROARTE), monitora constantemente a ponte sobre o Estreito dos Mosquitos; com a realização de vistorias constantes, onde é providenciada as medidas necessárias à manutenção da segurança da estrutura.

Mais

A ponte sobre o Estreito dos Mosquitos tem cerca de 450 metros de comprimentos por onde passam diariamente milhares de veículos, principalmente de cargas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.