Rap

Batalha na Praça recebe o Síntese e sua poesia ácida em novembro

Projeto que fomenta o hip-hop no Maranhão entra na rota nacional com show de um dos destaques do cenário brasileiro do ritmo

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Neto, rapper comanda o projeto Síntese, chega a São Luís com um dos expoentes do rap brasileiro
Neto, rapper comanda o projeto Síntese, chega a São Luís com um dos expoentes do rap brasileiro (SINTESE )

SÃO LUÍS – Consolidado como um dos grandes movimentos culturais da capital maranhense, a Batalha na Praça, evento que é realizado duas sextas-feiras por mês, geralmente na praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, se aproxima do rap nacional e, em mais um dia de duelos de MC’s no freestyle (nome em inglês que significa estilo livre de cantar) presenteia o público ludovicense, 12 de novembro, com um show do Síntese, projeto inovador liderado pelo rapper Neto, de São José dos Campos, São Paulo. Com estilo original de cantar e poesia ácida, o paulista aterrissa no Maranhão com um dos mais conceituados trabalhos contemporâneos do hip-hop brasileiro. A produção ainda não informou, mas o show pode ser realizado, excepcionalmente, em um local fechado. As vendas dos ingressos - que custarão R$ 40, 00 (R$ 20, 00 meia) - começam, em primeiro lote, a partir da próxima semana.

Idealizada por Gugs Beats e Carlos Over, a Batalha na Praça acontece desde 2015 e, depois de promover bastante interação e inserção social entre jovens, principalmente das periferias de São Luís, a Batalha da Praça chega a seu ponto alto com o show do Síntese. Mas, antes mesmo de abrir seu palco para atrações nacionais, essa rapaziada já tem contribuído bastante para o fomento da cultura de rua da cidade e de ocupação de espaços públicos. Além de promover DJ’s, dançarinos de break dance e grafiteiros, a “batalha” já apresentou MC’s que estão fazendo sucesso de visualizações na internet, como é o caso do Joier MC e do grupo Catch Fire, que já têm videoclipes de trabalhos autorais circulando na web.

“Trampo” inovador

Antes uma dupla, o Síntese se tornou um dos novos expoentes do rap nacional, principalmente depois da participação do Neto no último CD do rapper Criolo, na faixa Plano de Voo. E o que mais chamou a atenção foram os versos fortes – a exemplo do “matar por um Nike, morrer de chinelo” – e a forte personalidade do trabalho que chegou pesadíssimo com o disco Sem Cortesia, laçado em 2012.

Após o lançamento deste disco, Leo deixou a dupla e o Neto permanece tocando o “trampo”, como ele mesmo gosta de chamar da “instituição” Síntese. Em 2013, o Síntese lançou um álbum com Distúrbio Verbal, grupo que também integra a Matrero Records, chamado Buracos Ao Chão.

E, no ano passado, o trabalho do paulista se integrou a banda do programa da TV Brasil Manos e Minas, do Projeto Nave, aproveitando o EP que criaram juntos batizado de “NasBase”.

A Batalha na Praça convida e quem realiza o show em São Luís é a Baião de 2 e a Vende-se vibe Produções.

Serviço

O quê: Batalha na Praça recebe Síntese

Quando: 12 de novembro

Onde: Local a definir

Venda de ingressos: Bilheteria Digital / Big Joe Tabacaria e Bar (Calhau e Lagoa) e Vizu Store (Posto BR da Lagoa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.