TV Mirante

Debate da TV Mirante repercute em rede social

Eleitores ludovicenses e internautas avaliam desempenho dos candidatos em reportagem de O Estado publicada no Facebook

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Eduardo Braide e Eliziane Gama foram os destaques do debate
Eduardo Braide e Eliziane Gama foram os destaques do debate

O debate entre os candidatos a prefeito de São Luís realizado na noite da última quinta-feira pela TV Mirante, afiliada à Rede Globo, repercutiu durante todo o dia de ontem nas redes sociais.

Na publicação da reportagem de O Estado sobre a cobertura do debate no Facebook, os eleitores ludovicenses avaliaram o desempenho de cada candidato.

Neste aspecto, a maioria dos internautas que se manifestaram sobre o tema, considerou o deputado Eduardo Braide (PMN) como o “vencedor” do debate.

Fábio Câmara, Wellington e Edivaldo também foram avaliados
Fábio Câmara, Wellington e Edivaldo também foram avaliados

O internauta Marcos Vinicius, por exemplo, elogiou a postura de Braide durante o programa, mediado pelo jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo. “Eduardo Braide deu uma lição que há muito tempo não se via na televisão”, disse.

Jefferson Diniz também destacou o desempenho de Braide no debate. “Ao meu ver o melhor no debate, tanto nos seus questionamentos, quanto em suas respostas ao ser questionado. Esta aí uma aposta a ser feita...”, completou.

Já a respeito da candidata Eliziane Gama (PPS), da coligação “São Luís de Verdade”, a avaliação é de que ela foi quem apresentou as propostas mais consistentes no debate.

Pryscilla Braga, por exemplo, criticou as discussões entre alguns dos candidatos e destacou a participação da popular-socialista.

“Criticaram tanto e esqueceram de falar de suas propostas, e o debate ficou chato, repetitivo. Estava querendo escolher um candidato mais vi muito ataque. A mais coerente no meu ponto de vista foi Eliziane. Mass, mesmo assim, ainda tenho dúvidas”, disse.

Rubcléia Leal considerou Gama a mais preparada para o comando do Executivo Municipal. “Você foi a melhor no debate, mostrou que está preparada e tem competência pra administrar São Luís. Parabéns Eliziane você deu um show de conhecimento sabe de fato os problemas enfrentados pelo nosso povo. Sou 23”, adiantou.

Os internautas também elogiaram Fábio Câmara (PMDB), que encerrou a sua participação no debate com o slogan da campanha protagonizado por crianças: “Titio Fábio é 15”.

“Está indo muito bem, meu voto é 15”, disse Thadyna Lourrane, na página do peemedebista em rede social.

Menor desempenho – Se por um lado os candidatos Eduardo Braide, Eliziane Gama e Fábio Câmara se destacaram, por outro, os internautas avaliaram o desempenho mais tímido de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), da coligação “Pra Seguir em Frente” e Wellington do Curso (PP), da coligação “Por Amor a São Luís”.

A respeito de Edivaldo, o conceito foi de que ele não conseguiu contrapor as críticas de Braide. E em relação a Wellington, o questionamento foi em relação às propostas apresentadas.

“Edivaldo é sem dúvida o mais fraco do debate. Não consegue explicar porque não cumpriu as promessas de 2012”, disse Wagner Farias.

“Gosto dele, porém percebe-se que está despreparado para ser prefeito”, finalizou Thalyta Monteiro sobre Wellington do Curso.

Mais

O primeiro turno da eleição municipal de São Luís acontece amanhã. Ao todo, são nove os candidatos a prefeito da capital. Além dos cinco que participaram no debate da TV Mirante: Edivaldo Júnior, Eliziane Gama, Eduardo Braide, Wellington do Curso e Fábio Câmara, também disputam o pleito, os candidatos Rose Sales, Valdeny Barros, Zeluis Lago e Cláudia Durans.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.