Violência

Policial é acusada por homicídio culposo de negro nos EUA

Betty Shelby recebeu ordem de prisão em Tulsa por matar Terence Crutcher; policial alegou se sentir ameaçada, embora Crutcher não estivesse armado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Oklahoma - Uma policial americana que matou um negro desarmado em Tulsa, Oklahoma, foi acusada ontem por homicídio culposo, em um contexto de debate nacional sobre os abusos das forças de ordem contra afro-americanos.

O processo contra Betty Shelby foi anunciado no momento em que, do outro lado do país, a cidade de Charlotte, Carolina do Norte, vive violentas manifestações após a morte de um negro, também baleado pela polícia.

A policial "é objeto de uma ordem de prisão", afirmou o promotor Steve Kunzweiler em coletiva de imprensa.

Shelby é acusada de ter atirado em Terence Crutcher, que havia recebido ordens de vários policiais para caminhar até seu veículo com as mãos para o alto.

O incidente, ocorrido na sexta-feira,16, em uma estrada de Oklahoma, foi gravado por câmeras que estavam em um helicóptero, em diferentes ângulos, e em um veículo da polícia.

Segundo os documentos entregues ao tribunal de Tulsa, e que foram consultados pela AFP, Shelby se sentiu ameaçada por Crutcher, ainda que ele não levasse uma arma consigo ou no veículo.

A morte de Terence Crutcher se soma aos inúmeros casos de brutalidade policial contra negros desarmados nos últimos anos.

Em Charlotte, as autoridades pediram nesta quinta-feira reforço militar da Guarda Nacional para conter os manifestantes que denunciam desde terça-feira,20, à noite a morte de um negro pela polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.