Prisão de criminosos

Polícia prende ciganos que agiriam no interior do MA

Grupo foi preso em Itaipava do Grajaú e, segundo a polícia, é de alta periculosidade; eles foram autuados em flagrante por crimes como associação criminosa

Ismael Araújo / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Bando de ciganos apresentado ontem, durante entrevista coletiva na Secretaria de Segurança Pública; prisão ocorreu em Itaipava do Grajáu
Bando de ciganos apresentado ontem, durante entrevista coletiva na Secretaria de Segurança Pública; prisão ocorreu em Itaipava do Grajáu (Ciganos)

Quatro ciganos, que, segundo a polícia, fazem parte de uma organização criminosa especializada em crime de pistolagem, roubo, furto e homicídio no Maranhão e em outros estados, foram apresentados, ontem, durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira, em São Luís. Segundo a polícia, o bando foi preso na última segunda-feira, na cidade de Itaipava do Grajaú. Com eles, foram apreendidas três pistolas calibre 380, cinco carregadores municiados e uma Hilux preta, de placas PIP-7838, de Teresina, Piauí.

Os detidos foram: Francisco Carlos Rocha, de 25 anos; Jorge Luís da Rocha, de 26 anos; Manoel da Luz Rocha Sousa, de 31 anos; e Carlos Roberto Pereira, Carlos Cigano ou Cacá Cigano, de 46 anos. O superintendente da Polícia Civil do Interior, delegado Dicival Gonçalves, declarou que esses criminosos foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa.

Eles foram ouvidos pelo delegado Regional de Barra do Corda, Renilto Ferreira, e ontem, no período da manhã, foram transferidos para a capital, onde vão ficar preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, à disposição da Justiça.

Periculosidade

Dicival Gonçalves também afirmou que todos esses criminosos são de alta periculosidade e o mais perigoso é Carlos Cigano. Somente pelo Poder Judiciário do Maranhão, ele possui dois processos e um deles por roubo ao Banco do Brasil da cidade de Timbiras, ocorrido no dia 4 de setembro de 1997. Esse criminoso responde também por uma tentativa de homicídio no interior do estado.

No estado do Pará, pistoleiros tentaram assassinar Carlos Cigano, no dia 20 de maio do ano passado, na cidade de Dom Eliseu, mas, acabou resultando na morte do cabo Duarte, da Polícia Militar daquele estado, e deixou gravemente ferido o soldado Jussefran quando tentaram intervir no ato criminoso. Carlos Cigano também foi baleado e foi transferido para um hospital, localizado no município de Açailândia.

Nessa época foi aberto o inquérito policial e feita investigação pelo delegado da Polícia Civil do Pará, Yuri Nascimento Vila Nova. Carlos Cigano é acusado de ter participado da morte de quatro ciganos, em julho de 2012, em Araguaína, no estado do Tocantins. “O bando vai ficar preso em Pedrinhas e investigado pela polícia, pois, deve ter participação em outros crimes”, informou Dicival Gonçalves.

Prisão

O delegado Renilto Ferreira disse que moradores de Itaipava do Grajaú observaram que havia homens desconhecidos e armados circulando nessa cidade, pois, provavelmente iriam realizar assaltos ou cometerem assassinatos. Devido a isso, eles resolveram acionar a polícia. De posse da informação, o delegado realizou, na última segunda-feira, em companhia de policiais civis e do 5º Batalhão da Polícia Militar uma operação com o objetivo de combater crimes de pistolagem nessa área durante o período eleitoral.

Incursões e revistas foram feitos em vários pontos dessa localidade. Em uma revista feita em uma Hilux em que estavam os quatro ciganos, foram encontradas três pistolas e cinco carregadores municiados. Eles disseram que eram oriundos da capital piauiense e também de Caxias como ainda teriam sido contratado pelo prefeito de Itaipava do Grajaú para fazer a sua segurança no decorrer da campanha eleitoral, mas negaram que teriam indo realizar alguma execução.

Além de eles prestarem esse serviço também iriam receber um valor de R$ 200 mil para prestarem outro trabalho ao gestor municipal. “No momento da abordagem, o bando não declarou que tipo de trabalho seria, mas que renderia a quantia de R$ 200 mil”, declarou o delegado.

Ainda durante a abordagem, a organização criminosa tentou corromper os policiais. O delegado informou que os criminosos alegaram que já tinham falado com o prefeito dessa cidade e que teriam valores disponíveis para evitar que fossem autuados em flagrante, além de deixá-los permanecerem na cidade e fazerem o que estavam ali para executarem.

O Estado entrou em contato, por telefone na tarde de ontem, com o prefeito de Itaipava do Grajaú, Joãozinho do Dimaizão, para saber mais informações sobre o caso, mas não obteve resposta. O gestor municipal declarou à Rádio Mirante AM que não teria contratado esse bando e que dois policiais militares reformados trabalham na sua segurança.

Número

4 ciganos foram presos pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa, na cidade de Itaipava do Grajaú

“O bando vai ficar preso em Pedrinhas e será investigado pela polícia, pois, deve ter participação em outros crimes”

Delegado Dicival Gonçalves – superintendente da Polícia Civil do Interior

Saiba mais

Além dos delegados Dicival Gonçalves e Renilto Ferreira, participaram da coletiva o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.