Guerra na Síria

Comboio de ajuda é atingido por bombardeio em Aleppo, diz ONG

Observatório Sírio confirmou ataque em Uram al-Kubra após fim de trégua; Caminhões se dirigiam à zona rural da província, dominada por rebeldes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Aleppo - Membros da organização Crescente Vermelho na Síria afirmam que caminhões do grupo, carregados com ajuda humanitária e que se dirigiam a uma região dominada por rebeldes em Aleppo foram atingidos por um ataque aéreo. Os bombardeios na cidade recomeçaram ontem após o fim de uma trégua de sete dias.

O comboio de ajuda humanitária era parte de um envio de rotina, saindo da área controlada pelo governo em Aleppo e se dirigindo a partes rurais da província, sob domínio de rebeldes. O governo sírio não fez comentários.

O ataque foi confirmado pela organização Observatório Sírio para Direitos Humanos, com sede no Reino Unido. Um voluntário do Crescente Vermelho disse que o comboio de ajuda com participação da ONU foi atingido em Uram al-Kubra. Ele falou sob anonimato porque não estava autorizado a divulgar detalhes para a imprensa.

O voluntário da Defesa Civil Ibrahim Alhaj disse que equipes de resgate continuam atuando no local do ataque.

A ONU confirmou que o comboio foi vítima de um ataque, mas diz não poder confirmar se foi um ataque aéreo. Um funcionário havia dito à agência AP, ainda antes do ataque, que não haveria membros da organização em um comboio previsto para esta segunda. Não está claro, porém, se ele se referia ao mesmo comboio que foi atacado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.