Prevenção

Putin insinua que Rússia irá reagir se Finlândia se unir à Otan

Em visita ao país, Putin diz que poderia aproximar suas tropas da fronteira; ''Não queremos isso. Mas depende de vocês'', disse russo a finlandeses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, insinuou que seu país pode colocar tropas mais perto da fronteira russo-finlandesa se a Finlândia se unir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e pediu medidas para melhorar a prevenção de conflitos no Báltico.

As Forças Armadas da Finlândia "se tornariam parte da infraestrutura militar da Otan, que da noite para o dia estaria nas fronteiras da Federação Russa", disse Putin depois de conversar com o presidente finlandês, Sauli Niinisto. "Vocês acham que vamos manter tudo como está, nossas tropas a 1.500 quilômetros de distância?".

A primeira visita de Putin à Finlândia desde a irrupção da crise na Ucrânia em 2014 aconteceu em meio a atividades crescentes da Rússia e da Otan na região do Mar Báltico e no momento em que a militarmente neutra Finlândia e a vizinha Suécia reforçam sua cooperação com a aliança e a uma semana de uma cúpula da Otan em Varsóvia, na Polônia.

"Talvez a Otan lutasse com prazer com a Rússia até o último soldado finlandês", disse Putin. "Vocês precisam disso? Nós não. Não queremos isso. Mas depende de vocês."

O espaço aéreo sobre o Báltico foi palco de uma série de aproximações de aeronaves russas e ocidentais nos últimos meses, e os ex-Estados soviéticos pediram à Otan que fortaleça as defesas aéreas na região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.