No Mediterrâneo

Migrante dá à luz após ser resgatada de bote de borracha no Mediterrâneo

''Estava sentindo contrações há três dias'', disse nigeriana; bebê nasceu saudável a bordo de navio da ONG Médicos Sem Fronteiras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Grécia - Uma migrante deu à luz a bordo de um navio de busca e resgate da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), ontem. O bebê nasceu saudável a bordo do navio MV Aquarius, que participa de resgates no Mar Mediterrâneo.

Os pais da criança, o casal nigeriano Otas e Faith, deu o nome de Newman Otas para o recém-nascido. Otas e Faith, que tem outros dois filhos (Victory, de 7 anos, e Rollres, de 5), foram resgatados de um bote de borracha superlotado no domingo,11

“Eu estava extremamente estressada dentro do bote de borracha, em pânico com a ideia de entrar em trabalho de parto. Eu podia sentir meu bebê se mexendo, ele se movia para baixo e voltava. Eu estava sentindo contrações há três dias”, relembrou Faith.

A médica organização Jonquil Nicholl fez o parto de Newman Otas: “Foi um nascimento bem tranquilo em meio a condições perigosamente atípicas. Sinto horror só de pensar o que poderia ter acontecido se esse bebê tivesse nascido 24 horas antes", disse.

Atualmente, 392 pessoas estão a bordo do Aquarius, operado pelos MSF em parceria com a organização SOS Mediterranée, após o resgate de migrantes de dois botes e da transferência de pessoas resgatadas por outra embarcação.

Do total de resgatados, 155 são menores de 18 anos, sendo que 141 viajavam sozinhos. Segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras, há 11 crianças menores de cinco anos e quatro bebês com menos de um ano de idade.

Desde a retomada das operações de busca e resgate no Mediterrâneo, em 21 de abril, equipes de MSF a bordo dos navios Dignity I, Bourbon Argos e MV Aquarius (neste em parceria com a SOS Mediterranée) resgataram 12.003 pessoas em 89 resgates.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.