Afastamento

AO VIVO: Senadores retomam julgamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Previsão é de que esta fase do julgamento se estenda até sábado, com possibilidade de se alongar pelo domingo

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Testemunhas são ouvidas no plenário do Senado
Testemunhas são ouvidas no plenário do Senado (senado)

BRASÍLIA - O julgamento final do processo de impeachment, que começou nesta sexta-feira, 26, ouve nesta fase as testemunhas de defesa e acusação da presidente afastada Dilma Rousseff.

Hoje, a previsão é que a sessão tenha depoimento das testemunhas de defesa: consultor jurídico Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck, o ex-secretário-executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa e o professor de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Ricardo Lodi Ribeiro.

A previsão é de que esta fase do julgamento se estenda até sábado, com possibilidade de se alongar também pelo domingo, caso muitos senadores interpelem os depoentes. Encerrados os depoimentos das testemunhas, o Senado deve ouvir Dilma na segunda-feira. A presidente afastada terá 30 minutos - prorrogáveis - para fazer um pronunciamento e, em seguida, responde às questões dos senadores. Ela pode se abster de responder às perguntas.

Os senadores calculam que um dia inteiro será dedicado ao interrogatório de Dilma. Com isso, a fase de pronunciamentos dos parlamentares deve começar apenas na terça-feira da semana que vem.

A votação é o último passo e é provável que a sessão se estenda pela madrugada de quarta-feira. Para que a presidente seja definitivamente afastada, são necessários 54 votos. Para evitar o impeachment, 28 votos.

Assista ao vivo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.