Ameaça

Israel detém responsável eleitoral do Hamas na Cisjordânia ocupada

Exército israelense alega que ele participa de ''atividades terroristas''; territórios Palestinos terão eleições municipais em outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Cisjordânia - As forças de segurança israelenses detiveram ontem na Cisjordânia ocupada o representante do Hamas na comissão encarregada das eleições municipais previstas para 8 de outubro nos Territórios Palestinos, indicou o movimento islâmico.

O Hamas denunciou a detenção de Hussein Abu Kuwaik como uma "manobra para influenciar" os resultados das eleições municipais por parte de Israel, em um comunicado publicado na Faixa de Gaza.

Uma porta-voz do exército israelense confirmou que soldados e membros da segurança interior detiveram o palestino por "participar de atividades terroristas" do Hamas.

Até o momento, não se sabem as eventuais consequências desta detenção nestas eleições municipais, as primeiras na Cisjordânia e na Faixa de Gaza desde 2012.

Estes dois territórios palestinos estão separados geograficamente por Israel e politicamente pelas profundas divergências entre a Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, e o Hamas islamita, que controla Gaza.

Apesar destas disputas, o Hamas aceitou participar das eleições, depois de boicotar as de 2012.

Hussein Abu Kuwiat forma parte da comissão encarregada de organizar e supervisionar as eleições, composta por 14 membros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.