Segurança

Polícia Militar começa a atuar no campus da UFMA após morte de estudante

Patrulhamento ostensivo, com viaturas, passou a ser realizado desde ontem, após assinatura de convênio entre a universidade e a Secretaria de Segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Viatura da Polícia Militar faz ronda ostensiva no campus do Bacanga; convênio garante atuação da polícia nas dependências da UFMA
Viatura da Polícia Militar faz ronda ostensiva no campus do Bacanga; convênio garante atuação da polícia nas dependências da UFMA (PM na UFMA)

Após a morte do estudante do curso de Ciência e Tecnologia Kelvin Rodrigues, ocorrida na última sexta-feira, dia 5, em um banheiro no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a direção da instituição de ensino reagiu com algumas medidas urgentes para tentar garantir a segurança dentro dos muros da universidade. A principal medida foi a assinatura de uma convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) na tarde de segunda-feira dia 8. Ontem, a Polícia Militar (PM) já começou a fazer o patrulhamento ostensivo na área, com a presença de viaturas.

Na segunda-feira, o Conselho Universitário resolveu suspender todo e qualquer evento dentro do Campus, bem como fechar o cerco ao consumo de bebida alcoólica nos prédios e em qualquer outra área pertencente à UFMA.

João de Deus Mendes, pró-reitor de assuntos estudantis, destacou que a proibição sobre o consumo de álcool sempre existiu, mas agora será ampliada com a proibição de eventos. “O que foi feito pelo conselho foi suspender todo e qualquer evento até ulterior deliberação. Nós entendemos e sabemos que a segurança é complexa e o sistema de segurança, reagente. Outras medidas serão tomadas”, afirmou João Mendes, em entrevista à TV Mirante.

Policiamento
O policiamento começou ontem nas dependências do campus. De acordo com a Polícia Militar, ele será, a princípio, apenas motorizado, com o apoio do sistema de videomonitoramento já existente dentro da universidade. Este sistema receberá apoio do serviço de radiocomunicação da PM, que em caso de qualquer ato suspeito será imediatamente acionado.

As atividades serão realizadas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Posteriormente, a sede deste batalhão, que hoje está situado no bairro Outeiro da Cruz, será transferido para a região e passará a funcionar onde hoje está instalada a Delegacia Seccional Sul, localizada no bairro Bacanga.

Pelo convênio, a contrapartida da UFMA será contribuir com apoio técnico e logístico, fornecimento de informações necessárias, capacitação para os policiais, estrutura e aparatos específicos para o desempenho das atividades policiais.

SAIBA MAIS

O estudante Kelvin Rodrigues Ribeiro, de 22 anos, foi morto na sexta-feira, dia 5, dentro de um banheiro do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No dia da morte, uma festa era realizada dentro do prédio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.