Eleições 2016

Maranhenses testam urnas biométricas em sete municípios

Intenção é saber se o leitor de digitais está em pleno funcionamento e estimar o tempo de votação; 4 milhões devem votar em outubro

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Votações simuladas ocorrem nas cidades do interior do estado
Votações simuladas ocorrem nas cidades do interior do estado (Eleição)

Eleitores de seis municípios maranhense recém-cadastrados biometricamente vão testar a funcionalidade das urnas eletrônicas em votações simuladas. A intenção é saber se o leitor de digitais está em pleno funcionamento e estimar o tempo de votação de cada eleitor.

O simulado também vai ajudar mesários e servidores da Justiça Eleitoral a entenderem o funcionamento da máquina. O primeiro simulado será nesta quinta-feira (4), em Imperatriz, cidade com 151 mil eleitores, segundo maior eleitorado do Maranhão.

Também participam do simulado eleitores de Viana, no dia 7; de Caxias, no dia 12 e Timon, em 13 de agosto. Em Urbano Santos o simulado ocorre no dia 18. A mobilização termina no dia 28, em Bacurituba, onde todos os eleitores deverão participar da votação treinamento.

Eleições

Quatro milhões de maranhenses devem ir às urnas em outubro para escolher prefeitos e vereadores, 200 mil eleitores a mais que o verificado no pleito de 2014. A maioria desses eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está na faixa etária de 25 a 29 anos e tem o ensino fundamental incompleto.

A capital São Luís é a cidade com o maior número de eleitores do estado: 659 mil. Entre 2015 e 2016, o TRE do Maranhão biometrizou eleitores de mais 29 municípios. Nas eleições deste ano, 44 dos 217 municípios maranhenses vão votar usando essa tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.