TRE

TRE confirma recadastramento biométrico em mais seis municípios no Maranhão

Depois de duas reuniões, membros do tribunal confirmaram que este ano eleitores de mais seis cidades serão recadastrados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) confirmou a participação de mais seis municípios que integrarão o projeto de expansão da biometria no estado. São eles: Cajari, Viana, Santa Inês, Paulo Ramos, Marajá do Sena e Bela Vista do Maranhão.

A confirmação ocorreu durante reuniões realizadas nesta segunda e terça-feira, 18 e 19 de maio, pelo coordenador do projeto, juiz auxiliar Sebastião Bonfim (presidência) e juízes eleitorais, chefes de cartório, prefeitos, presidentes das Câmaras e vereadores dos referidos municípios, que garantiram o apoio e a participação dos poderes executivo e legislativo na empreitada.

Bonfim demonstrou a importância do recadastramento biométrico para a sociedade e reafirmou a participação da classe política para o sucesso dos trabalhos. Para ele, o envolvimento do poder público nesses municípios é necessário uma vez que, o apoio com recursos humano e logístico é essencial para o êxito do projeto.

Participaram das reuniões os desembargadores eleitorais Lourival Serejo (vice-presidente e corregedor do TRE-MA) e José Eulálio Figueiredo de Almeida (ouvidor). Ambos foram unânimes em afirmar que essas reuniões servem para que juízes, chefes de cartório e classe política se envolvam em um só objetivo que é de implantar sistema seguro e banco de dados atualizado e confiável. “Com a biometria evitaremos a fraude no ato da votação e no ato da apuração”, explicou Eulálio Figueiredo.

O secretário de Tecnologia da Informação do Regional, Wagner Sales, mostrou o planejamento de execução do projeto, que será realizado em duas etapas: a primeira com atendimento ordinário no Fórum Eleitoral, onde os eleitores que procurarem os cartórios eleitorais em busca dos serviços já o farão com dados biométricos; e a segunda etapa que será a revisão obrigatória prevista para iniciar em julho com duração de 3 meses.

Foi apresentado, também, o número de recursos humanos necessário para atuarem nos kits biométricos.

Com a inclusão dessas cidades, serão mais de 136 mil eleitores que, a partir de julho, serão cadastrados com dados biométricos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.