Férias com segurança

Prevenção evita acidentes domésticos com crianças

É preciso observar com cuidado cada cômodo da casa para tomar medidas que garantam a segurança dos pequenos; estudo do Ministério da Saúde mostra que 91% das queimaduras acontecem dentro de casa

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Cuidados
Cuidados

Não é apenas nos momentos de lazer fora de casa que os pais devem ficar atentos à seguran­ça dos filhos. Mesmo dentro de casa muitos acidentes podem acon­tecer. Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes ou lesões não intencionais são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, respondendo por 4,7 mil óbitos e 125 mil internações/ano. É um índice alarmante, pois mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas de prevenção adequada.

O capitão José Lisboa, do Corpo de Bombeiros, informa que a corporação não recebe um número maior de chamadas para atendimentos de acidentes domésticos durante as férias, mas frisa que nesse período é preciso redobrar os cuidados com as crianças. “Medidas simples podem minimizar muito o risco de acidentes. Por isso, é preciso ficar atento, pois em casa ou em outro local de lazer a tendências é a pessoa perder um pouco sua percepção de segurança”, recomenda.

Grande parte dos acidentes domésticos com os pequenos acima de 2 anos está relacionada a traumas por queda ou atropelamento. No caso dos atropelamentos, o local de maior perigo são as garagens, pois quando alguém está saindo com um carro pode não perceber a presença da criança. Já as quedas costumam acontecer em qualquer tipo de ambiente ou situação, como durante brincadeiras ou na tentativa de escalar móveis, como armários e sofás.

Queimaduras
Outro acidente comum, segundo o capitão José Lisboa, são as queimaduras causadas por panelas colocadas inadequadamente sobre fogões. “Muitas vezes, o adulto coloca a panela com o cabo para fora do fogão e a criança pode tanto esbarrar quanto puxar o cabo e se queimar com água, óleo quente, qualquer outro conteúdo ou mes­mo com a panela”, explica. Por isso, o recomendado é manter cabos sempre voltados para a área do fo­gão. Um estudo do Ministério da Saúde mostra que 91% das queimaduras acontecem dentro de ca­sa.

A cozinha guarda outros perigos, como objetos pontiagudos, além de também ser um ambiente propício a quedas, pois é comum cair restos de alimentos ou líquidos no chão, facilitando os escorregões. Todo cuidado é pou­co neste ambiente. Por isso, é importante deixar qualquer objeto que represente risco fora do alcan­ce delas. As tomadas da casa devem ser bloqueadas com protetores para evitar que as crianças coloquem o dedo e recebam uma descarga elétrica. Em crianças com até 5 anos, a probabilidade de morte por choque elétrico aumenta em até 50%.

A lavanderia e o quintal também têm seus riscos por serem locais onde podem acontecer acidentes, como afogamentos, cho­ques elétricos, picadas de insetos ou animais peçonhentos. Medicamentos e produtos de limpeza estão entre as principais causas de envenenamentos entre crianças. Por isso, devem ser deixados fora do alcance delas, guardados em armários trancados ou em prateleiras altas. Um hábito comum que precisa ser evitado é o uso de garrafas PET para armazenar produtos de limpeza e outras substâncias que possam trazer riscos à saúde.

Toda criança gosta de brinque­dos, mas é preciso se certificar de que o brinquedo está adequado para a idade da criança, pois do contrário pode haver peças pequenas que podem ser engolidas e causar engasgamento ou outros acidentes.

Principais cuidados a serem tomados em casa para evitar acidentes com crianças:

- evite o acesso de crianças a ambientes potencialmente perigosos, como: cozinhas, banheiros, lavanderias e garagens;
- deixe objetos, como moedas, pilhas, bijuterias, brinquedos pequenos e produtos perigosos fora do alcance de crianças (seguir a faixa etária de idade recomendada, na embalagem dos brinquedos);
- Não deixe as crianças brincando sozinhas em locais que ofereçam riscos, como quintais e calçadas;
- Sempre utilizar equipamentos de segurança, como: capacetes e joelheiras, ao andar de bicicleta, patinete ou skate;
- não deixe baldes com água em locais em que crianças possam cair e se afogar;
- proteja piscinas com lonas ou grades, impedindo o acesso dos pequenos;
- coloque telas em sacadas de apartamentos ou janelas altas e portões em acessos de escadas;
- sempre deixe carros trancados e as chaves em locais seguros, longe do alcance das crianças;
- oriente as crianças, conforme a idade, para os riscos de cada objeto ou local perigoso;
- mantenha remédios e produtos químicos e de limpeza em locais fora do alcance das crianças;
- procure imediatamente apoio médico, no caso de qualquer ocorrência de acidente doméstico envolvendo crianças.

Cuidado também:

Em parquinhos ou praças

Nos parquinhos e em outras áreas de lazer, fique atenta para a altura e as condições dos brinquedos. As quedas são muito comuns nesses lugares, por isso verifique se a altura dos aparelhos não ultrapassa 1,2m e se o revestimento do piso absorve o impacto.

Na rua

As brincadeiras de rua devem ser corretamente orientadas, uma vez que 42% dos acidentes de trânsito com crianças correspondem a atropelamentos. Ensine seu filho a não brincar na porta de garagens e nem em vias com circulação de carros. Se os pequenos quiserem soltar pipa, garanta que na área da brincadeira não haja fios de alta tensão e nem o risco de queda da criança.

No trânsito

Essa dica não se restringe ao período de férias, ela deve ser aplicada o ano todo! Em grandes viagens ou mesmo pequenos trajetos, o uso do bebê conforto, da cadeirinha e do booster é obrigatório. Uma criança na cadeirinha certa, por exemplo, tem 71% a mais de chances de sobreviver em um acidente de carro. Já as crianças com mais de 36kg e com no mínimo 1,45m devem estar no banco traseiro do veículo presas ao cinto de três pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.