Criminalidade

Pelo menos um assalto a ônibus ocorre por dia na Região Metropolitana de São Luís

Ontem, porém, dois casos foram registrados na Ilha; nos primeiros 6 meses do ano já foram 307 ações criminosas dentro dos coletivos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Um assalto foi registrado na noite de ontem
Um assalto foi registrado na noite de ontem (assaltos a onibus)

SÃO LUÍS - Em média, 1,68 assaltos a ônibus ocorreram por dia na Região Metropolitana de São Luís no primeiro semestre deste ano. Nesta quarta-feira, porém, o número de casos superou a estatística e ocorreram pelo menos duas ações criminosas na Grande Ilha.

Um caso foi registrado por volta das 13h no Campus Integração, que atende aos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e moradores da região Itaqui-Bacanga. De acordo com testemunhas, três homens entraram no Campus no Anel Viário e anunciaram o assalto já na avenida dos Portugueses. Armados com facões, os assaltantes roubaram pertences dos passageiros e agrediram o motorista do coletivo. Em seguida, os assaltantes fugiram pelo mangue.

Outra ação foi registrada, início da noite, no ônibus Circular II, quando fazia trajeto na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim. Segundo testemunha, cinco homens armados com pistolas entraram no coletivo, anunciaram o assalto e exigiram que os passageiros sentassem no chão. Em seguida roubaram celulares e cordões e depois fugiram para um matagal próximo ao local. Ninguém ficou ferido.

Dados

No total, nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 307 casos do tipo na Grande Ilha. Já em 2015, no mesmo período, foram 248, o que representa um aumento de 23% de um ano para outro. O mês com mais assaltos a coletivos, até agora, foi janeiro, com 66 casos.

De acordo dados divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), o número de casos é maior do que o do ano passado, que registrou 1,37 ações criminosas.

Posicionamento

OEstadoMA.com procurou o Governo do Estado para obter levantamento da Polícia Militar do Maranhão com o número de assaltos a ônibus registrados este mês. O órgão, porém, não revelou os índices. Por meio de nota, disse apenas que "ao longo dos últimos meses vem adotando diversas medidas para combater as ações de assaltos a ônibus. Entre as medidas, está intensificando o número de abordagens aos coletivos, nas Operações Catraca. Além disso, a PM tem realizado barreiras constantes em pontos estratégicos da Região Metropolitana".

Disse, ainda, que criou um grupamento específico para combater essa modalidade de crime. "O policiamento utiliza o serviço de motopatrulhamento e viaturas, além do serviço de policiamento em rotatórias e pontos finais dos ônibus, garantindo cada vez mais a segurança do cidadão maranhense".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.