Eleições 2016

PDT lançará oficialmente pré-candidatura de Edivaldo Júnior em São Luís

Ato é mais uma tentativa de alavancar o prefeito da capital que busca a reeleição; evento reunirá 14 partidos que já declararam apoio ao projeto do pedetista

Carla Lima - subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Edivaldo pede entusiasmo de militantes do PDT
Edivaldo pede entusiasmo de militantes do PDT

O PDT vai lançar oficialmente amanhã a pré-candidatura do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior. O partido vai reunir outras 14 legendas que na noite da segunda-feira, 13, para acertar os detalhes do encontro pedetista. Essa é mais uma tentativa do partido de alavancar a candidatura à reeleição do prefeito que é ameaçada por Eliziane Gama (PPS) e agora Wellington do Curso (PP).

Após conseguir a declaração de apoio de 14 partidos e também iniciar diálogos com movimentos sociais, o prefeito Edivaldo Júnior ousará mais promovendo um ato para o lançamento de sua pré-candidatura. O evento será uma espécie de pré-convenção partidária que deverá ocorrer somente em agosto.

No ato, o PDT e o prefeito pretende reunir o número máximo de aliados para demonstrar força e crescimento do seu projeto de reeleição.

O evento, apesar de ter sido marcado antes da divulgação da última pesquisa de intenção de voto, vem em um momento complicado para o gestor que além de estar atrás de sua principal adversária, Eliziane Gama, ainda estar tecnicamente empatado com o terceiro colocado, deputado Wellington do Curso.

A ideia do PDT é mostrar densidade na candidatura à reeleição de Edivaldo e atrair (e também evitar saída da base de apoio) partidos. E para isso, o discurso entre os aliados do prefeito já está afinado.

Será vendido no ato político de lançamento da pré-candidatura de Edivaldo a ideia de que a gestão municipal esteve ruim nos dois primeiros anos devido aos problemas encontrados pelo gestor, que planejou e está conseguindo reorganizar a cidade.

“Estamos com Edivaldo para vencer. A cidade deve e merece continuar a ter este trabalho sério que ele vem realizando. Ele sabe de cada problema e de cada desafio da cidade, tem feito o possível para resolvê-los e está conseguindo. É preciso que esta militância permaneça unida e mobilizada, como sempre foi, em torno deste projeto”, afirmou o deputado federal Weverton Rocha, que comanda o PDT no Maranhão.

Encontro – Na noite da segunda-feira, 13, Edivaldo Júnior se reuniu com membros de movimentos negro, juventude e da mulher do PDT. Eles conversaram com o gestor que pediu apoio a sua candidatura.

O PDT é um dos partidos de maior força interna em São Luís. Apesar de ser do quadro da legenda, Edivaldo Júnior ainda não tinha se aproximado dos movimentos de dentro do partido. Com a aproximação da eleição, o gestor mudou de postura e dialogou com os militantes pedetistas.

“O apoio vindo dos militantes deste partido do qual agora faço parte é de grande importância, porque é um partido com uma vasta história na política maranhense”, disse o prefeito.

Pelo levantamento feito pela Econométrica (divulgado no fim de semana por O Estado), Edivaldo Júnior tem 20% das intenções de votos. Ele está atrás de Eliziane Gama que obteve 24.3% e não muito distante de Wellington do Curso que apareceu 16,9%. Lembrando que a margem de erro da pesquisa é de 3.1%.

Petistas querem consenso em candidatura
Petistas querem consenso em candidatura

PT deverá escolher candidato por consenso

Em plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) convocada pela direção da legenda em São Luís, os petistas – como há muito tempo não ocorria – deverão caminhar para o consenso na escolha do candidato que disputará as eleições de outubro.

São pré-candidatos da sigla o deputado estadual Zé Inácio e o ex-presidente da secional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Macieira e ambos já declararam não ter a intenção de disputar a vaga pelas prévias partidárias.

“Apesar das prévias estarem previstas no estatuto do partido, elas não cabem para esse momento. Acredito que vamos chegar ao consenso em torno de uma candidatura que poderá ser a minha ou do Mário Macieira”, afirmou Zé Inácio.

Até o início de agosto, o partido deverá já ter debatido e escolhido os rumos que seguirá este ano no pleito municipal.

Um calendário já foi definido. Até o fim desta semana, os militantes que defendem a tese de que o partido deva se coligar deverá registrar na direção municipal. A partir daí, o partido receberá as demais teses que são o da candidatura própria ou com Zé Inácio ou com Mário Macieira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.