O amor pela tradição induz os maranhenses a entrarem no terreiro para festejar São João. Entre os novos grupos que despontam nos arraiais, destaca-se o Bumba meu boi Pérola dos Lençóis, criado na cidade de Barreirinhas ano passado para contribuir na disseminação do município turístico do estado e do patrimônio natural da região.
O tema deste ano do Bumba meu boi Pérola dos Lençóis é “Amores e beleza de uma terra de riquezas – Barreirinhas”. Formado por mais de 80 integrantes, sendo 16 músicos, o grupo folclórico trabalha o sotaque de orquestra, mas mescla com outros, a exemplo do sotaque da lha e de Pindaré. O presidente, Amarildo Alves, revela que a ideia é se diferenciar de outras propostas folclóricas.
Além disso, o boi, em suas apresentações, faz uma alusão ao Sebastianismo, em homenagem ao Rei Dom Sebastião, uma lenda presente no imaginário popular dos nativos da região da Ilha dos Lençóis, também no Maranhão. No meio da apresentação, um índio se transforma em touro, simbolizando a incantaria.
O grupo tem mais de 10 apresentações agendadas para este ano, inclusive em outros estados. Ano passado, seus integrantes dançaram em 10 arraiais, tendo sido um dos destaques da nova geração de grupos de bumba meu boi maranhense.
A orquestra é conduzida pelo maestro Pedro Porreti, que já integrou o elenco do Boi de Axixá. O figurino é uma criação de Márcio Figueiredo e é assinado pelo Ateliê Casa de Vestir Sonhos. Segundo um dos coordenadores, Kathycio Sousa, que figura também como um dos índios do corpo de baile, o grupo tem o envolvimento dos jovens moradores de Barreirinhas apaixonados pelo folclore maranhense, como é o caso dele.
“Nós ensaiamos bastante para fazer um bom trabalho nos arraiais. Caprichamos nas coreografias e cantamos as toadas”, disse, referindo-se a músicas como “Ícone das Américas”, “Varinha de Condão”, “Bailarina de Cristal”, “Para Cantar e Encantar”, entre outras.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.