Raio-X Paço do Lumiar

Saúde: falta de ambulâncias e médicos retratam o caos

Pacientes lamentam ausência de médicos e dificuldades para marcação de consultas; prefeitura vai contratar profissionais temporários

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
O motorista André Santos Rocha e sua esposa tentam atendimento em unidade de saúde no centro de Paço do Lumiar
O motorista André Santos Rocha e sua esposa tentam atendimento em unidade de saúde no centro de Paço do Lumiar

PAÇO DO LUMIAR – Ao chegar no centro de Paço do Lumiar, a equipe de reportagem se deparou com um jovem saindo do Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz com uma das pernas engessada, sem nenhuma muleta ou auxilio para caminhar. E aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica” se fez valer após os relatos da população. As reclamações sobre o sistema de saúde do município vão da dificuldades para marcação de consultas, passa pela falta de médicos e remédios e ausência de ambulâncias. Para tentar sanar a falta destes profissionais, a Prefeitura do município realizou recentemente um seletivo para contratações temporárias.

LEIA MAIS

Má conservação: transporte coletivo de Paço do Lumiar está “aos pedaços”

Paço do Lumiar: buraco, lama e sujeira atrapalham a vida dos moradores

Homem tapa buracos de ruas em Paço do Lumiar

Na porta da unidade de saúde para tentar marcar uma consulta, a doméstica Francisca Santos reclama que é preciso às vezes até quatro encaminhamentos para conseguir o atendimento. “Aqui é o único lugar que tem médico e ainda é esse problema todo. São tantos encaminhamentos que a gente precisa para conseguir uma consulta que tem gente que chega a desistir. Observa, já são quase cinco horas da tarde e quase ninguém foi atendido. Esse pessoal todo vai voltar para casa ser ver o médico”, disse.

Francisca diz que mora próximo ao Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz e não lembra de ter visto ambulância no local. “Moro aqui perto e nunca vi ambulância aqui. Tenho certeza que nós não temos”.

Às vezes você chega duas horas da manhã e já tem mais de 20 pessoasSevero Xavier, lavrador, sobre a dificuldade para marcar uma consulta
O motorista André Santos Rocha, que tentava um atendimento para a esposa na unidade de saúde também relatou o mesmo problema. “Aqui no centro nós temos duas unidades de saúde e poucos médicos. Temos muita dificuldade para conseguir atendimento. Ambulância também não tem. Tem que melhorar muito ainda para ficar, pelo menos, razoável”.

O lavrador Severo Xavier disse que ficou em uma fila desde às 2 horas da manhã para conseguir uma guia de consulta e, mesmo assim, não tem garantia de atendimento. Ele disse que o médico é deslocado de outro bairro para o Centro e, por isso, chega sempre às 16 horas: “Nem você chegar na madrugada para ficar na fila é garantia para conseguir. Às vezes você chega duas horas da manhã e já tem mais de 20 pessoas. Ele [o médico] vem lá do Mojó [povoado de Paço do Lumiar] e chega aqui muito tarde. Por isso nem sempre somos atendidos”.

Médico deslocado para outro bairro reforma "sem fim"

No Iguaíba a falta de médico e a precariedade da unidade de saúde revoltam a população. Segundo os populares, o único profissional que tinha no local foi deslocado para o Maiobão, onde realizará atendimento em um hospital de campanha, que foi criado para combater doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti. No momento em que a equipe de reportagem esteve no bairro apenas uma enfermeira foi vista no local. “Não temos médico aqui. Tem um aí dos Mais Médicos [programa do Governo Federal], mas ele me falou que precisou ser deslocado para um hospital no Maiobão por causa dessa tal de zika. Temos apenas uma enfermeira aqui”, disse o comerciante Niobe Feques, que é vizinho da unidade de saúde.

Unidade de saúde do Iguaíba não tem médicos e passa por reforma
Unidade de saúde do Iguaíba não tem médicos e passa por reforma "sem fim"

O prédio onde funciona o posto de saúde é bastante acanhado e passa por uma reforma, financiada pelo Governo Federal, de mais de R$ 85 mil, com data prevista para encerramento em outubro de 2015. Os serviço começaram em dezembro de 2014 e tinha prazo de 150 dias para encerrar.

Em seu site, a Prefeitura de Paço do Lumiar divulgou, nesta quarta-feira (8), o resultado de um processo seletivo para a contratação temporária de médicos. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o executivo municipal apresentou o resultado preliminar do Processo Seletivo n° 002/2016/SEMUS. “São carências que precisam ser supridas na rede pública de saúde de Paço, uma área que necessita de profissionais qualificados para garantir um atendimento de qualidade”, justificou o prefeito Josemar Sobreiro.

A reportagem entrou em contato por e-mails, telefone, e também de forma presencial, com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar, mas não conseguiu entrevistar o prefeito Josemar Sobreiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.