Raio-X Paço do Lumiar

Educação pede socorro na cidade de Paço do Lumiar

Abandono, insegurança e ausência de professores em sala de aula são algumas das reclamações de quem precisa estudar no município

Luciano Dias / Imirante.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

PAÇO DO LUMIAR – Na rede pública de ensino da cidade de Paço do Lumiar, alunos e pais só têm reclamações a fazer. Abandono, insegurança e ausência de professores em sala de aula são algumas das reclamações de quem precisa estudar no município na Região Metropolitana de São Luís.

O local que seria destinado ao funcionamento de uma creche no bairro Maiobão está abandonado há seis anos, de acordo com os moradores. Diante do abandono o mato se espalhou por grande parte do terreno da unidade escolar, sendo alvo de bandidos.

Ainda de acordo com moradores, foi preciso comprar cadeados para manter as portas da unidade fechadas e evitar que marginais continuassem usando o local.

Diante do abandono o mato se espalhou por grande parte do terreno da unidade escolar.
Diante do abandono o mato se espalhou por grande parte do terreno da unidade escolar.

Insegurança

Na madrugada do dia 19 de maio um aluno, que teria envolvimento com uma facção criminosa, tentou incendiar a unidade de Ensino Básico Governador Luiz Rocha, no Pau Deitado, por ter sido expulso pelo diretor.

De acordo com o tenente-coronel Alexandre, Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (BPM-MA), o diretor, que já foi substituído, expulsou um aluno por aliciar outros jovens e por ter sido flagrado com uma arma branca dentro da unidade escolar.

Unidade de Ensino Básico Governador Luiz Rocha, no Pau Deitado.
Unidade de Ensino Básico Governador Luiz Rocha, no Pau Deitado.

Ouça a entrevista completa do Tenente- Coronel Alexandre, Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (BPM-MA):

Ausência de professores

Um exemplo de ausência de professores nas escolas do município ocorre na unidade de ensino Básico Carlos Cunha, onde turmas do 1º ao 5º ano não tem previsão do início das aulas. Situação que deixa pais preocupados por saber que seus filhos estão longe das salas de aula e sem data para retornar às escolas.

A prefeitura de Paço de Lumiar fez concurso em 2014 para diversas áreas com validade até dezembro de 2016, mas algumas pessoas que foram aprovadas para o cargo de professor ainda aguardam a convocação. Alguns estão apelando na Justiça para serem convocados.

A reportagem entrou em contato por e-mails, telefone, e também de forma presencial, com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Paço do Lumiar, mas não conseguiu entrevistar o prefeito Josemar Sobreiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.