Presidência dos EUA

Obama anuncia apoio a Hillary para sucedê-lo

''Acho que nunca houve ninguém tão qualificado'', diz presidente; Clinton e Donald Trump são candidatos presumidos para as eleições; ela alcançou o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata democrata

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Obama anunciou ontem o seu apoio a Hillary Clinton como candidata à presidência dos Estados Unidos
Obama anunciou ontem o seu apoio a Hillary Clinton como candidata à presidência dos Estados Unidos ( Obama anunciou ontem o seu apoio a Hillary Clinton como candidata à presidência dos Estados Unidos)

Washington - O presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou ontem seu apoio a Hillary Clinton como candidata nas eleiçoes presidenciais de novembro. Os dois vão começar a fazer campanha juntos na próxima semana, informa a agência de notícias Reuters.

"Quero parabenizar Hillary Clinton por fazer história como a presumida candidata democrata para presidente dos Estados Unidos", disse Obama em vídeo divulgado nesta quinta pela campanha de Hillary.

"Acho que nunca houve ninguém tão qualificado para o cargo. Ela tem a coragem, a compaixão e o coração para ter o trabalho feito", afirma o presidente. "Quero que vocês, que estão comigo desde o começo dessa jornada incrível, sejam os primeiros a saber que eu estou com ela".

Hillary alcançou terça-feira,7, o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata do Partido Democrata.

Obama usa o termo "presumida", porque sua candidatura será oficializada apenas em julho, na convenção do partido. À Reuters, Hillary disse que o apoio do presidente "significa o mundo". "É absolutamente uma alegria e uma honra que o presidente Obama e eu, ao longo dos anos, tenhamos passado de competidores ferrenhos para verdadeiros amigos", disse Hillary.

Hillary e Obama foram rivais nas primárias de 2008. Posteriormente, Hillary foi sua secretária de Estado. Na entrevista à agência, Hillary disse que ainda que vai tomar medidas para aumentar o controle sobre Wall Street nos 100 primeiros dias de governo, caso seja eleita presidente na eleição de novembro.

Na terça, Obama telefonou para Hillary para parabenizá-la por conseguir o número necessário de delegados para sua nomeação.

Bernie Sanders

Ontem, o presidente se reuniu na Casa Branca com o senador Bernie Sanders, que também é pré-candidato pelo partido Democrata e, mesmo com Hillary tendo alcançado o número de delegados para a candidatura, disse que vai seguir com sua campanha até a Convenção Nacional Democrata.

Após a conversa na Casa Branca, Sanders afirmou que trabalhará com Hillary Clinton para impedir que o republicano Donald Trump consiga se eleger.

A Casa Branca anunciou que os dois falaram sobre trabalhar juntos para garantir que o Partido Democrata seja "diverso, vibrante e inclusivo".

Mais
Donald Trump é o candidato presumível pelo Partido Republicano, que também faz sua convenção nacional em julho. As eleições serão no dia 8 de novembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.