Governo Federal

Dino busca aliados para aproximação com Michel Temer

Bancada maranhense em Brasília tenta fazer a interlocução com o presidente em exercício para que o governador do Maranhão seja recebido no palácio do Planalto

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi a Brasília e conseguiu somente uma reunião – sem resultados positivos – com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. A estratégia do comunista agora é tentar construir pontes de acesso ao presidente Michel Temer (PMDB) por meio dos governadores do Nordeste, que se reúnem amanhã, para definir pauta em comum para levar até o presidente.

Enquanto isso, os deputados e senadores do Maranhão tentam articular uma interlocução entre Flávio Dino e o presidente em exercício. Essa ação está sendo feita sem a anuência do governador, que segundo os deputados federais, em momento algum externou o interesse em ter interlocutores.

“Não sabemos se o governador quer realmente essa aproximação com o presidente Temer, mas a bancada do Maranhão na Câmara está disposta a fazer a interlocução pelo bem do povo maranhense”, afirmou André Fufuca (PP), coordenador da bancada.

Também já havia dito que não houve manifestações de Dino para uma relação institucional com Michel Temer o aliado do governador, deputado José Reinaldo Tavares (PSB). Em entrevista a uma televisão local, Tavares deixou claro que já esteve com Temer, já falou sobre uma aproximação com o governador sem a garantia de que Dino quer realmente deseja.

“Para que alguém faça essa interlocução é preciso que o governador queira e ele nunca procurou ninguém para fazer essa interlocução”, afirmou o socialista.

A mesma ideia tem o deputado Hildo Rocha (PMDB). Segundo ele, o trabalho que os deputados farão é para trazer benefícios ao estado no governo peemedebista ao contrário do que ocorreu no governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

“Nós queremos que o presidente Michel Temer tenha pelo Maranhão e o seu povo o carinho que o governo Dilma não teve, pois não existe nenhum investimento infra- estruturante para o desenvolvimento do estado. Apenas Bahia, Pernambuco e Ceará foram beneficiados pelo governo do PT. Não apenas pedirei ao presidente Temer ajudar o Maranhão, exigirei do Michel Temer ajude o Maranhão”, disse Rocha.

A previsão é de que até a próxima semana a bancada do Maranhão em Brasília se reúna com o presidente em exercício. A pauta serão investimentos no Maranhão.

Essa aproximação com o governo de Michel Temer – que o governador e seus aliados deixam claro ser interino – não é descartada pelo secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry. Segundo ele, são somente cinco dias de governo interino e, por isso, ainda não foi pedida uma agenda com o peemedebista.

“O governo interino tem ainda cinco dias, e não houve nenhum pedido de agenda do governador Flávio Dino. Mas,é claro que vamos fazer. Vamos buscar o diálogo para tratar das questões do Maranhão”, declarou Jerry.

Ainda segundo o secretário, a ida de Flávio Dino a Brasília se deu devido a um convite do ministro dos Transporte, contemporâneo de Dino na Câmara Federal.

Não apenas pedirei ao presidente Temer ajudar o Maranhão, exigirei do Michel Temer ajude o MaranhãoHildo Rocha, deputado estadual do PMDB

Flávio Dino participará amanhã de reunião com os demais governadores do Nordeste para debater uma pauta em comum que será levada ao presidente interino Michel Temer. Essa é a estratégia de Dino para se aproximar do peemedebista e barrar qualquer tipo de dificuldades que possam haver devido a posição tomada pelo comunista durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff quando Dino chamou os favoráveis ao impedimento da petista de golpistas. Nem Temer escapou das manifestações do governador, que por redes sociais também o chamou de golpista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.