impeachment

Líderes se reúnem para decidir sobre sessão extraordinária nesta terça

para decidir sobre a convocação de uma sessão extraordinária para votar recurso que pedirá a anulação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Líderes partidários se reúnem, na sala de reuniões da Mesa Diretora, para decidir sobre a convocação de uma sessão extraordinária para votar recurso que pedirá a anulação da decisão do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão, sobre o pedido de impeachment.

Nesta segunda-feira (9), Maranhão tornou sem efeito a sessão do Plenário da Casa que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A reunião será presidida pelo 2º vice-presidente, deputado Giocobo (PR-PR).

MAIS

Líderes partidários decidiram convocar, por requerimento, uma sessão extraordinária nesta terça-feira (10), às 19 horas, para avaliar a decisão do presidente em exercício, Waldir Maranhão, que anulou as sessões de discussão e votação do impeachment. Os deputados querem votar o Recurso 136/16, apresentado na noite desta segunda-feira (9). A aprovação do recurso depende de maioria simples.

A votação tem aval dos líderes do DEM, PSDB, PP, PMDB, PSD, PTB, PR, PRB e SD, entre outras legendas.

O recurso que se pretende voltar afirma que a decisão de Maranhão não tem amparo legal, já que o recurso do advogado-geral da União foi apresentado fora do prazo. O texto diz que o único órgão capaz de revisar a decisão da Câmara é o Senado Federal.

A informação é do deputado Indio da Costa (PSD-RJ), para quem Maranhão “jogou para a plateia” ao decidir a favor de Dilma Rousseff. “Ele não tem poder para isto”, disse.

O deputado afirmou que, para votar o recurso, os líderes não vão dar quórum para nenhuma outra votação. O grupo de partidos também está juntando estratégias regimentais para vencer qualquer tipo de obstrução favorável à presidente. “A votação deve se estender até as 5 da manhã”, avisou Indio.

A reunião prossegue na sala de reuniões da Mesa Diretora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.