Waldir age (e aparece)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Recém-alçado ao posto de presidente da Câmara dos Deputados - mesmo que apenas interinamente, em virtude do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) -, o deputado federal Waldir Maranhão (PP) tem atuado em tantas frentes quanto pode, enquanto durar o seu (como é esperado) efêmero comando da Casa.
A primeira delas é partidária – e a mais prática: agora como presidente do Poder Legislativo, o maranhense quer usar a influência política de que dispõe no momento para reverter uma derrota interna sofrida no PP, no mês passado.
Ele perdeu o controle da legenda no Maranhão para o colega André Fufuca depois de mudar de posição em cima da hora e votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em abril. O PP havia fechado questão pelo apoio ao impedimento.
Retomar a presidência estadual da sigla é questão de sobrevivência política para Waldir, no pós-impeachment.
As outras frentes de atuação são mais midiáticas. Desde as primeiras horas da sexta-feira, 6, o parlamentar esmera-se na geração de pautas.
Já anunciou, segundo o vice-líder do governo na Câmara, deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), que pretende dar seguimento ao processo de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e que pode “surpreender” a todos, referindo-se a uma suposta intenção de permanecer no cargo de presidente - o que seria, para Cunha, uma rasteira ainda maior que a mudança de voto de última hora.
De quem viveu tantos altos e baixos em apenas duas semanas, é difícil fazer algum prognóstico acertado. Mas uma coisa é certa: Waldir age (e aparece).

Mão na mesa
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) reagiu firme ao saber das tentativas de empresários de tentar barrar na Justiça a licitação do transporte em São Luís.
- Não recuarei na missão que o povo de São Luís a mim confiou. A licitação do transporte vai resolver um crônico problema de nossa cidade – afirmou Edivaldo, em seu perfil em rede social.
Desde o início da manhã de sexta-feira começaram a surgir informações de que o Sindicato dos Empresários prepara uma ação contra a licitação.

Apoio?
A deputada federal Eliziane Gama (PPS) chegou a garantir a aliados que seria confirmado, na sexta-feira, 6, o apoio do deputado federal João Castelo (PSDB) a sua pré-candidatura.
Após um encontro na residência do tucano, com registro fotográfico para dar ares oficiais à reunião, a parlamentar estava confiante na concretização da aliança.
Faltava apenas a confirmação oficial de Castelo, o que não ocorreu.

Mantida
Em contato com a coluna, por meio de sua assessoria, João Castelo encaminhou declaração garantindo que não fechou apoio a ninguém ainda.
Ao contrário, mostra-se disposto a ser efetivado como candidato a prefeito de São Luís pelo PSDB.
- Continuo com a mesma disposição e desejo de trabalhar por São Luís. Portanto, sou pré-candidato a prefeito - destacou.

Quase fora
Quem está praticamente fora da disputa pela Prefeitura de São Luís é o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB).
Ainda resistindo na batalha interna que trava com o senador Roberto Rocha - que quer a sigla apoiando a candidatura de Eliziane Gama (PPS) - ele não parece ter forças para seguir.
Contando com o apoio da direção nacional, por outro lado, o senador apenas aguarda um “ok” para tomar de vez o comando do socialismo maranhense e definir os rumos da legenda.

Parada
Anunciada com estardalhaço pelo Governo do Estado como a salvação da piscicultura na Baixada Maranhense, a obra de construção da Estrada do Peixe está parada.
Principal acesso ao povoado Itans, em Matinha, a obra, quando pronta, facilitará o escoamento da produção de peixe em lagos e açudes da região.
O problema é que o governo não tem feito o pagamento da empresa contratada para pavimentar a estrada. E o serviço não anda.

Verbas
O deputado Aluisio Mendes reuniu-se na quinta-feira, 5, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira.
No encontro, discutiram a liberação de recursos para a construção de escolas, creches e quadras esportivas e a compra de mobiliário escolar para 13 municípios.
As obras e aquisições devem ser financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelo Plano de Ações Articuladas (PAR).

Papo eleitoral
Seis pré-candidatos a prefeito de São Luís participarão de rodadas de conversa com profissionais das áreas da construção civil, para apresentar suas propostas de governo.
Já confirmados o prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT), Eliziane Gama (PPS), Wellington do Curso (PP), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PV) e João Bentivi (PHS).
O primeiro encontro deve ocorrer ainda deste mês, numa iniciativa do Sinduscon-MA, da Ademi-MA, do CREA-MA, do Senge-MA e do Clube de Engenharia do Maranhão.

Impeachment
A Assembleia Legislativa sediou na quinta-feira, 5, a “Mesa de Debates sobre o Processo de Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff”.
O evento foi promovido pela Fundação Ulysses Guimarães e contou com a participação de 500 inscritos, a maioria alunos do curso de Direito.
Presidente da entidade, Assis Filho disse que “o encontro alcançou seu objetivo, que foi proporcionar uma discussão ampla com o olhar jurídico para o tema”.

E MAIS

• Dez em cada dez deputados afirmam que o Governo do Estado terá um segundo semestre difícil na Assembleia Legislativa.

• A principal queixa dos parlamentares é a não liberação de emendas ao Orçamento de 2016, que se arrasta a passos de cágado.

• O tempo de permanência de Waldir Maranhão (PP-MA) na presidência da Câmara já virou item de bolsa de apostas em Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.