PMDB rejeita tese de Aécio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Um dos formuladores do programa social do PMDB, Ricardo Paes de Barros defende a manutenção do Bolsa Família, mas é contra sua indexação pela inflação. Aécio Neves aprovou emenda à LDO com esse objetivo, depois vetada pela presidente Dilma. Paes de Barros acredita, segundo peemedebistas, que o governo perderia o controle sobre o programa com a indexação.

Temer: 'O Brasil é um país pobre'
O futuro presidente Michel Temer quer acabar de vez com o espantalho de que pretende pôr um fim às políticas sociais. Esses dias, em conversa com auxiliares, declarou: "Tenho consciência de que o Brasil é um país pobre. Vou encontrar meios e modos para manter os programas sociais". A proposta do PMDB, articulada pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, está pronta. Mas há divergências na equipe sobre o melhor momento de torná-la pública. Alguns avaliam que sua divulgação agora corre o risco de criar um ruído com os defensores do ajuste fiscal ou despertar protestos dos movimentos sociais.

A salvação da lavoura
O governo quer escalar para a defesa no Senado Kátia Abreu (PMDB), ministra da Agricultura. Amiga e ferrenha defensora de Dilma, ela é vista pelo Planalto como bom nome para contestar as pedaladas no Plano Safra, tema ligado à sua área.

Por cima
Cansado com a lenga-lenga dos tucanos sobre a presença de seus quadros no Ministério, Michel Temer quer procurar o ex-presidente Fernando Henrique. O futuro presidente quer alguém indicado pelo PSDB no seu Ministério. Um dos nomes, o senador José Serra, segundo um político ligado a Temer, tem problemas no PSDB.

Correndo atrás
Dirigentes da UNE procuram parlamentares numa tentativa de que recuem do pedido de instalação da CPI para investigar os repasses públicos à entidade. O deputado Marco Feliciano (PSC) já protocolou as assinaturas recolhidas.

Exercendo sua função
Políticos e funcionários da Advocacia-Geral da União reclamam das atribuições do órgão na defesa de presidentes da República. Consideram que é "partidária" sua atuação no caso da presidente Dilma. A AGU representou, na Justiça comum, os ex-presidentes Fernando Henrique, em 108 processos; e Lula, em 90 processos.

Saiu de fininho
Diante dos apelos de petistas por ajuda na comissão do impeachment, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), avisou que colabora ao não apressar o processo, mas que não conseguirá influenciar decisões do PMDB.

Ajustando a reforma
Nem toda a proposta de redução ministerial do governo Temer está fechada. Há dúvidas. Sua equipe avalia que a reforma administrativa depende do apoio no Congresso. A Secretaria de Aviação Civil, por exemplo, pode ser mantida.

A ASSESSORIA política do vice Michel Temer não imagina que sua base terá os 367 deputados que votaram pelo impeachment da presidente Dilma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.